Duas solenidades marcam início da nova administração da Cidade

Por | 30/12/2004

Foto Indisponivel

O prefeito reeleito de Praia Grande, Alberto Mourão; seu vice, Alexandre Cunha; vereadores e os novos secretários municipais tomam posse no próximo sábado, dia 1º de janeiro. A posse do prefeito, vice e vereadores está marcada para as 16 horas e acontecerá na Câmara Municipal, no Boqueirão. Em seguida, às 19h30, já em exercício do novo mandato, Mourão dá posse oficial ao seu secretariado, em ato a ser realizado no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no prédio da Secretaria de Educação –Seduc, ao lado do Paço Municipal, na Vila Mirim.
PREFEITO - Mourão foi reeleito com 69.692 votos, o equivalente a 70% dos votos válidos. Será prefeito de Praia Grande pela terceira vez. Seu primeiro mandato foi de 93 a 96. Em seguida, elegeu seu sucessor, Ricardo Yamauti, com 85% dos votos válidos. Retornou ao comando do Município em 2001, tendo sido eleito também com a marca de 70% dos votos válidos.
Alberto Mourão nasceu em São Paulo, no dia 26 de abril de 1954. Filho de Diamantino Cruz Ferreira Mourão e Idalina da Conceição Pereira (falecida), frequentava Praia Grande desde pequeno, pois seu pai mantinha na cidade comércio de material de construção. Mudou-se para cá aos dez anos de idade. É casado com Maria Del Carmen Padin Mourão, tem duas filhas (Camila e Carla) e dois netos (Lucas e Luana).
Formado pela Faculdade Católica de Direito de Santos (UniSantos), advogado, Alberto Mourão é empresário da construção civil, sócio-proprietário da Mourão Construtora desde 1977. E um dos diretores da G 12 Construtores Associados.
Foi presidente da Associação Comercial de Praia Grande nos anos de 86 e 87, depois de exercer por dois anos o cargo de vice-presidente dessa entidade. Em 91 e 92, atuou como provedor da Santa Casa de Praia Grande.
Mourão iniciou sua carreira política nas eleições de 1982, como candidato a vereador pelo então MDB. Na oportunidade era o mais jovem vereador e foi o mais votado entre os candidatos. Cumpriu seu mandato de vereador de 83 a 88, presidindo a Câmara Municipal de Praia Grande no biênio 87/88. Em 1988, foi eleito vice-prefeito. Foi secretário municipal da Educação de janeiro a setembro de 89.
Foi o primeiro presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas da Baixada Santista, escolhido em dezembro de 95. De janeiro a setembro de 97, Alberto Mourão foi superintendente da autarquia Progresso e Desenvolvimento de Praia Grande (Prodepg). Em 97, presidiu o Instituto de Desenvolvimento e Incentivo a Ações Sociais (Idéias).
Em 98, foi eleito deputado federal pelo PMDB/SP, com 122.734 votos (o primeiro deputado federal da história da Cidade). Exerceu seu mandato até o ano 2000, quando foi eleito prefeito pela segunda vez. Na Câmara Federal, foi membro titular da Comissão de Viação e Transportes e da Comissão Especial de Reforma Tributária ; presidiu a Subcomissão de Aeroportos; foi suplente da Comissão de Educação e titular da Comissão Especial de Reforma do Regimento Interno da Câmara Federal.
Foi ainda membro da Executiva Estadual do PMDB/SP; 4º vice-presidente da Associação Paulista dos Municípios (APM) e integrante da executiva do diretório municipal do PMDB de Praia Grande.
Foi reconduzido à presidência do Comitê da Bacia Hidrográfica –CBH- da Baixada Santista, em mandato iniciado dia 2 de abril de 2003.
Em junho de 2003, filiou-se ao PSDB. Hoje é coordenador regional do partido dos tucanos na Baixada Santista.
VICE - O vice-prefeito Alexandre Evaristo Cunha tem 36 anos de idade. Formado em Educação Física e Bacharel em Direito, foi vereador, pela primeira vez, aos 23 anos, de 93 a 96. Reeleito em 96 (legislatura de 97-2000), foi presidente da Câmara no biênio 97-98. É atual vice-prefeito e, nesta administração, foi secretário de Desenvolvimento Econômico e Metropolização, pasta extinta com a reforma do Executivo. Na próxima, assume como secretário de Turismo, Relações Empresariais e do Trabalho.
VEREADORES – Os 13 vereadores que tomam posse para a próxima legislatura são os seguintes (por ordem de votos obtidos nas eleições e com os nomes utilizados na campanha): Arnaldo Amaral (PSB), Chiquinho do Caiçara (PPS), Milan (PFL), Katsu (PSDB), Totô (PSDB), Cássio (PSDB), Toninho Cavalcante (PSDB), Rezende (PSDB), Artur Alaor (PTB), Márcio Barros (PT), Barriga (PPS), Marquinhos (PTB) e Rosana (PT).
SECRETÁRIOS – Na solenidade no auditório da Seduc, Mourão dá posse ao seu primeiro escalão, assim composto: secretário Geral de Gabinete, Reinaldo Moreira Bruno; Chefe de Gabinete, Roberto Francisco dos Santos; secretário de Juventude, Esportes e Lazer, José Carlos de Souza; secretário de Planejamento Estratégico e Gestão, Alberto Rodrigues de Oliveira Neto; secretário de Administração, Ramiro Simões Vieira Malho; secretária de Assuntos Jurídicos, Carla Burle; secretário de Finanças, Roberto Lopes Franco; secretária de Promoção Social, Maria Del Carmen Padin Mourão; secretária de Educação, Maura Lígia Costa Russo; secretário de Saúde Pública, Eduardo Dall’Acqua; secretário de Turismo, Relações Empresariais e do Trabalho, Alexandre Cunha; secretário de Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente, Jamil Issa Filho; secretário de Obras Públicas, Luiz Fernando Lopes; secretário de Serviços Urbanos, Sérgio Ricardo Bonito; secretário de Cultura e Eventos, Manoel Carlos Peres; secretária de Gestão Patrimonial, Raquel Auxiliadora Chini; secretário de Trânsito e Transporte, Antonio Freire de Carvalho Filho; subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Rui Lemos Smith; subsecretário de Urbanismo, Dante Scalzaretto; subsecretário de Trânsito, Luiz Eduardo Credídio; subsecretário de Assuntos da Segurança Pública, José Marques Trovão Neto, subsecretária de Comunicação, Katia Giulietti e o superintendente do Instituto de Previdência Municipal de Praia Grande (IPMPG), Kleber Vicente Cavalcante.