Usafa Real em fase de conclusão

6/1/2005

Já está em fase final de construção o prédio que abrigará a futura Unidade de Saúde da Família (Usafa) Real. A unidade situa-se na Avenida Presidente Kennedy, s/nº (esquina com Rua das Begônias), no Bairro Flórida e será entregue ainda nas próximas semanas, como parte das comemorações do 38º aniversário de emancipação da Cidade. As usafas têm a finalidade de priorizar a medicina preventiva, com visitações diárias de equipes de saúde às residências (Programa de Saúde de Família), assim como realizam atendimento ambulatorial, com consultas agendadas. Antes desta, será entregue este mês a Usafa Vila Alice. Com mais estas duas, Praia Grande contará com 13 usafas, cinco multiclínicas e os postos do Forte e Solemar para o atendimento ambulatorial.
OBRA – O prédio que abrigará a Usafa Real tem 366m² de área construída, sendo que o terreno possuí 523m². O imóvel terá cinco consultórios (inclusive odontológico), salas de medicação e pesagem(14m²), curativo(13m²); inalação(14m²); vacinação(8m²); esterilização(11m²) e farmácia(6m²): “O projeto prevê uma subdivisão de áreas, dentro da unidade: na administração ficarão a recepção com 50 lugares(56m²); atendimento e administrativo(13m²); na de serviços os consultórios e demais ambientes de atendimento; na de funcionários haverá vestiários(feminino e masculino), depósito e copa(13m²) e ainda área de lavagem e expurgo”, explicou o arquiteto Luís Fernando Félix de Paula, coordenador do Escritório de Projetos Especiais do Gabinete do Prefeito, que realizou o projeto.
Outro diferencial é o local de reuniões: “O funcionamento e acesso serão independentes, podendo ser exercidas atividades no local, sem que isso represente interferência na rotina de atendimento da usafa”, ressaltou o arquiteto Duarte Gil Gouveia da Silva Junior, também do Escritório de Projetos Especiais e um dos autores do projeto. A unidade possuirá também estacionamento para cinco veículos e será construído um pequeno jardim com bancos.
Complementando a obra, a unidade terá hall de entrada; áreas de circulação; jogos de banheiros públicos com wc adaptados para deficientes e locais específicos para depósito de lixo comum e séptico, além de abrigo externo para oxigênio.
Em seu interior, será utilizado piso do tipo antiderrapante e a estrutura elétrica já está preparada para atender a demanda decorrente do sistema de informática que será instalado, seguindo o padrão estabelecido pela Administração Municipal. A fachada também foi reformulada, ganhando gradil e muro revestido com cerâmica antipichação, mesmo material utilizado para revestir as paredes externas do prédio.