Professores conhecem jogos africanos de tabuleiro em HTPC

Encontro reuniu mais de 50 profissionais de educação física nesta segunda (1º)

Por Daniel Elias | 2/9/2014

Jogos de tabuleiro originários do continente africano foram usados como tema do Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) de Educação Física, realizado na segunda-feira (1º). A atividade ocorreu na Escola Municipal Roberto Mário Santini, Bairro Guilhermina, e contou com a participação de mais de 50 técnicos desportivos pedagógicos e professores da área. O encontro marcou também a comemoração do Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de setembro.

Durante o HTPC, os professores e técnicos desportivos pedagógicos puderam conhecer os jogos Shisima (originário do Quênia), Yoté (da Nigéria), Senet (do Egito) e Labirinto (da África do Sul). “Hoje visamos mostrar como trabalhar a pluralidade cultural por meio dos jogos de tabuleiro. Atendendo assim, aos parâmetros curriculares nacionais”, destacou o professor de educação Física na Escola Municipal Ary Cabral, Helenilson dos Santos, responsável pela palestra no encontro.

De acordo com Santos, com os jogos, os professores colocam em prática a Lei 10.639, que prevê a aprendizagem sobre africanidades nas escolas. “Em um primeiro momento, ao se deparar com os tabuleiros, a reação é de estranheza por logo se lembrarem de dama e xadrez. Mas a partir do momento que conhecem melhor, começam a jogar e a diversão fica garantida”, destacou.

Para encerrar o encontro, os professores e técnicos desportivos pedagógicos presentes na EM Roberto Mário Santini participaram de confraternização em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física. “Parabenizo a todos pela competência ao exercer a função. Acredito que somos polivalentes, pois além de professores, é comum fazermos as vezes de psicólogo, médico e outros profissionais”, festejou o chefe da Divisão de Esportes nas Escolas, Leonardo Pavan.


AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.