Secretaria de Saúde Pública implanta Serviço de Atendimento Domiciliar
Atualmente, 25 pacientes estão sendo beneficiados
Por Pedro Sbravatti | 2/10/2014

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande implantou neste ano o programa de Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD). A ação tem como principal meta levar o atendimento médico às casas de pessoas com necessidade de reabilitação, evitando o número de internações e reduzindo o período de permanência nos hospitais. Atualmente, 25 pacientes estão sendo beneficiados.
A atenção domiciliar é um elo entre os serviços prestados pelos setores de Atenção Básica e Urgência e Emergência. Através do SAD o paciente acaba recebendo um acompanhamento intenso, de acordo com a complexidade do caso, mas no conforto de seu domicílio ao lado de seus familiares. Outro benefício é a significativa redução do risco de contrair algum tipo de infecção hospitalar.
A coordenadora do SAD, Maíra Seidl, destacou que a assistência mais humanizada desenvolvida pela Sesap tem atingido grande progresso. “A evolução dos pacientes que estão sendo atendidos ocorre a cada visita e supera todas as expectativas. O fato de estarem em casa, em um ambiente acolhedor, facilita o trabalho dos profissionais”.
A equipe do SAD conta com 11 profissionais. Um médico, 2 enfermeiros, 4 auxiliares de enfermagem, 4 técnicos e 1 fisioterapeuta. A Sesap já está planejando aumentar o número de equipes e criar um grupo de apoio com dentista, nutricionista e terapeuta ocupacional. “O primeiro e importante passo foi dado. Agora é trabalhar para aprimorar o serviço”, disse a coordenadora.
A implantação do SAD no Município faz parte das metas estipuladas no Programa Avança PG, no eixo Cidade Saúde. A iniciativa é um conjunto de ações planejadas para o triênio 2014-2016, distribuídas por dez grandes áreas de atuação, de acordo com os setores da Cidade.
Cuidadores - Durante os procedimentos nas residências dos pacientes, os integrantes da equipe do SAD procuram passar instruções aos cuidadores. Desta forma, este grupo está capacitado a oferecer cuidados de saúde apropriados. “Esta figura é fundamental no processo de melhora dos atendidos, afinal são eles os companheiros diários dessas pessoas”, comentou Maíra.
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A atenção domiciliar é um elo entre os serviços prestados pelos setores de Atenção Básica e Urgência e Emergência. Através do SAD o paciente acaba recebendo um acompanhamento intenso, de acordo com a complexidade do caso, mas no conforto de seu domicílio ao lado de seus familiares. Outro benefício é a significativa redução do risco de contrair algum tipo de infecção hospitalar.
A coordenadora do SAD, Maíra Seidl, destacou que a assistência mais humanizada desenvolvida pela Sesap tem atingido grande progresso. “A evolução dos pacientes que estão sendo atendidos ocorre a cada visita e supera todas as expectativas. O fato de estarem em casa, em um ambiente acolhedor, facilita o trabalho dos profissionais”.
A equipe do SAD conta com 11 profissionais. Um médico, 2 enfermeiros, 4 auxiliares de enfermagem, 4 técnicos e 1 fisioterapeuta. A Sesap já está planejando aumentar o número de equipes e criar um grupo de apoio com dentista, nutricionista e terapeuta ocupacional. “O primeiro e importante passo foi dado. Agora é trabalhar para aprimorar o serviço”, disse a coordenadora.
A implantação do SAD no Município faz parte das metas estipuladas no Programa Avança PG, no eixo Cidade Saúde. A iniciativa é um conjunto de ações planejadas para o triênio 2014-2016, distribuídas por dez grandes áreas de atuação, de acordo com os setores da Cidade.
Cuidadores - Durante os procedimentos nas residências dos pacientes, os integrantes da equipe do SAD procuram passar instruções aos cuidadores. Desta forma, este grupo está capacitado a oferecer cuidados de saúde apropriados. “Esta figura é fundamental no processo de melhora dos atendidos, afinal são eles os companheiros diários dessas pessoas”, comentou Maíra.
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