Originalidade é destaque na segunda edição do Chá das Mesas

Evento beneficente reuniu mais de 500 pessoas no Palácio das Artes

Por Luciano Agemiro | 10/10/2014

A segunda edição praia-grandense do Chá das Mesas premiou ideias inovadoras de decoração. Realizado nesta quinta-feira (9) no Palácio das Artes, as mesas premiadas usaram e abusaram de materiais rústicos e diferenciados, como troncos de árvores e esculturas de gelo. O evento beneficente, realizado em parceria do Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande (FSS) com o Rotary Club de Praia Grande Forte Itaipu, reuniu mais de 500 pessoas.

A originalidade da decoraçõe das 51 mesas participantes chamou a atenção dos convidados. Na que remetia ao filme infantil Frozen, uma escultura de gelo foi colocada no centro. Um trenzinho movido a pilha circulava num trilho montado em outra mesa. Docinhos reproduziam sushis e sashimis na mesa em homenagem ao Japão e as cadeiras em design moderno destacaram a decoração da mesa montada por uma loja de móveis da Cidade.

As sobremesas, com decorações variadas em harmonia com os objetos das mesas, também estavam presentes em quase todas as composições. Docinhos em formato de xícaras e copinhos de chocolate, biscoitos com massa e recheio nas cores azul, verde e amarelo, além de bolos finos, rústicos e até mesmo mini bolos decorados.

Vencedoras – O uso de peças de uma tradicional fazenda e a substituição das cadeiras por troncos de árvores chamou a atenção dos jurados e deu o primeiro lugar, na categoria Originalidade, para a mesa de Milena Souto. “Contei com a ajuda da minha amiga, Maria Aparecida Kurozawa, juntamos as peças e montamos tudo. Foi meio que de última hora, mas deu tudo certo”.

Já na categoria Criatividade, Rosana Barbosa, usou o café para inspirar a decoração de sua mesa. Mesmo morando em Praia Grande, costuma frequentar o Museu do Café, em Santos, de onde tirou as ideias para montar arranjos com grãos de cores variadas e surpreender os jurados. “Eu e minhas amigas nos empenhamos bastante na busca dos materiais para compor a mesa, inclusive para conseguir trazer folhas naturais de café, mas confesso que não esperava ganhar”, declarou.

A união fez a força na decoração da mesa campeã da categoria Beleza. A Liga dos Blocos e Escolas de Samba de Praia Grande (Libesa) reuniu sugestões dos carnavalescos da Cidade para criar o ‘Baile de Máscaras’ que encantou o jurados. Composto basicamente das cores dourado e vermelho, a decoração da mesa mesclou plumas, brilhos e paetês de maneira chique, sem exageros. ”Decidimos usar um tema que tivesse a ver com o carnaval. Sonhávamos em ganhar, mas não esperávamos o primeiro lugar. Estamos muito felizes”, contou a representante do grupo, Jussara Pupo Khatib.

Confira a relação completa das mesas vencedoras e os respectivos temas:

Criatividade
1º Rosana Barbosa (Museu do Café);
2º Mamãe Móveis (Design Conceito);
3º Grace Cássia Lima (Japão).
Originalidade
1º Milena Souto (Fazenda);
2º Estrela da Mama (Alvo da mama)
3º Rio D’Ouro (Ice Tea do Frozen)
Beleza
1º Libesa (Baile de Máscaras);
2º Glória Favilla (Cerejeiras em Flor);
3º Thaís Glerean (Bonecas).

A esposa do presidente do Rotary, Ivânia Lima Veronesi, destacou o empenho das pessoas que participaram do evento e dedicaram seu tempo para as causa sociais. “Estou muito feliz com a colaboração de todos. É muito gratificante contar com o apoio de tantas de pessoas de nossa Cidade em prol dos mais necessitados”.

De acordo com a presidente do FSS, Maria Del Carmen Padim Mourão, a Maruca, além de ser um evento belíssimo, por conta da dedicação dos participantes na montagem das composições, o ‘Chá das Mesas’ traz ainda benefícios para muitas pessoas. Tudo o que foi arrecadado no evento será dividido entre o Fundo e o Rotary, o que vai auxiliar aos atendidos pelos projetos das instituições. “É um recurso a mais para que possamos ajudar as pessoas mais carentes do nosso município”.

Segundo o prefeito, Alberto Mourão, ações de caridade precisam ser incentivadas e devem fazer parte da rotina de todos. “De repente, todo mundo passou a se preocupar em construir sua vida e esqueceu do próximo. A gente precisa acordar e lembrar as pessoas que o mundo não tramita apenas em torno de um só. Tudo está interligado e pode direta ou indiretamente, nos afetar. Precisamos ter uma visão mais sistêmica do mundo, discutir os problemas, provocar a discussão destes temas”.

Ao longo do ‘Chá das Mesas’ o convidados ainda aproveitaram outras atrações, como a palestra sobre etiqueta, com a consultora de moda Andrea Bernardes; um desfile de modas das lojas Flor do Dia e Repúblika e a bateria mirim da Libesa, que encerrou o evento.

Inspiração - Idealizado por Regina Célia Teodoro Siqueira, o ‘Chá das Mesas’ acontece há cerca de quinze anos, em Santos, com o objetivo de ajudar instituições carentes. A ideia surgiu após uma exposição de mesas natalinas que viu em Pernambuco. Lá, haviam várias mesas decoradas e outra reservada para tomar o chá. Já em Santos, para arrecadar dinheiro para uma festa de Natal, resolveu criar o formato do Chá das Mesas, com a competição de decorações de mesas e desfile de modas.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.