Embalagens plásticas obstruem bueiros de PG

Hábito de jogar lixo nas ruas é responsável por entupimentos das galerias

Por Antonio Cassimiro | 27/1/2005

Foto Indisponivel

Um gesto aparentemente ingênuo ou inconsciente, como o que foi flagrado recentemente pela reportagem da Folha em que o presidente Lula joga no chão uma embalagem de bombom, produz conseqüências sérias. Diariamente, o serviço de atendimento ao munícipe (0800-102027) da Prefeitura de Praia Grande recebe diversas reclamações sobre entupimento de galerias coletoras de águas pluviais do Município.
De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb), o problema é causado, em geral, pela dispensa de materiais sólidos em bueiros ou simplesmente na via pública. Com esse hábito, no período de chuva forte ou contínua as galerias subterrâneas têm pouca vazão ou acabam obstruídas com o lixo que é arrastado para as bocas-de-lobo. E com a grande demanda de reclamações, as equipes de trabalho mal conseguem atender todos pedidos no tempo exigido.
Na opinião do secretário de Serviços Urbanos, Sérgio Bonito, a população precisa se conscientizar e não permitir que atos despreocupados de dispensa de lixo em ruas e calçadas continuem ocorrendo. “Temos encontrado todo tipo de detrito dentro dos bueiros. São embalagens de plástico de bebidas, sacos vazios de doces e salgadinhos, latinhas de alumínio e outros materiais”, disse.
MAGNO-GIRUS - Para desentupir as galerias, a Sesurb utiliza, primeiro, ferramentas simples, como enxadas e pás. Quando o serviço é mais complexo, é necessário o emprego do equipamento conhecido como “magno-girus”. Se não for possível fazer a sucção do lixo, o aparelho (acoplado a um caminhão) força a saída dos materiais através de jatos de água. “Muitas vezes isso ainda é insuficiente. Às vezes é preciso abrir a rua e realizar o desentupimento manualmente”, afirmou Bonito.
Além da demora no escoamento da água da chuva, outro transtorno comum é o acúmulo de água por determinado tempo quando a vazão é obstruída totalmente. “Quando a água empoça vem o risco de doenças provocadas por fezes e urina de ratos e de insetos”, alertou. Bonito ressalta que o ato de jogar lixo na rua também fere o Código de Posturas do Município, que pode ser denunciado.
Para reclamar sobre situações de entupimento de bueiro, pode-se telefonar para o telefone 0800-102022 da Sesurb. Já para comunicar infrações ao Código de Posturas, o telefone da Guarda Civil Municipal é o número 153.