Conscientização é a arma no combate ao câncer de mama

Unidades de Saúde realizam série de atividades do Outubro Rosa

Por Pedro Sbravatti | 29/10/2014

Foto Indisponivel

Conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama é um dos principais objetivos da Campanha Outubro Rosa. A informação é fundamental neste processo de combate a doença. Para divulgar estes conceitos, as unidades de Saúde de Praia Grande seguem realizando série de atividades. Nesta quarta-feira (29), foi a vez dos profissionais do Núcleo Henry desenvolver ações sobre o tema.

Nos períodos da manhã e tarde, profissionais da unidade abordaram as mães que acompanhavam os pacientes. Temas como mamografia, autoexame e clínica médica foram abordados durante a troca de informações. Ao final de cada encontro, ocorreu a entrega de material informativo.

Um dos momentos mais emocionantes das atividades foi quando as participantes assistiram o videoclipe da música ‘Momozão’, do cantor sertanejo Lucas Luco. Na produção, o artista conta através das imagens todas as fases da doença e ressalta a importância da participação e o apoio de pessoas queridas para superar as adversidades.

A diretora da unidade e assistente social, Mônica Correia de Moura, comentou que os profissionais do Núcleo aproveitam estas oportunidades e realizam este tipo de trabalhos com as campanhas ao longo do ano. “O mais importante é poder colaborar de alguma forma com essas nobres causas. As mulheres precisam se cuidar cada vez mais”.

Núcleo Henry – A unidade atende crianças e jovens, na faixa etária de 0 a 18 anos. O local presta assistência nas áreas de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Fonoaudiologia, Pediatria, Neurologia e Assistência Social. Atualmente, cerca de 500 pacientes recebem atendimento, desenvolvido na Rua São Bernardo, n° 401, Bairro Boqueirão.

Os pacientes atendidos pelo Núcleo Henry são encaminhados por meio de consulta com neurologista, que indica o tratamento mais adequado para cada caso. Com encaminhamento em mãos, o responsável passa por uma entrevista com a assistente social da unidade para definição do perfil do paciente.

Nos próximos anos Praia Grande ganhará um Centro Especializado em Reabilitação (CER). A unidade terá como meta desenvolver atendimentos aos pacientes, em todas as faixas etárias, que precisam de tratamento em reabilitação, fisioterapia, diagnóstico, avaliação e orientação, dentro de uma estrutura adequada à sua condição física e mental.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.