Material exclusivo na rede municipal de ensino

Free Games foram desenvolvidos em parceria com UniSanta

Por Ana Flávia Scarelli | 1/2/2005

A Secretaria de Educação de Praia Grande – Seduc, realizou na noite de ontem (31/1) o lançamento oficial do projeto “Free Game Educacional”. No evento, cinco, dos seis grupos que desenvolveram os jogos educacionais apresentaram seus projetos, explicando seus objetivos e funcionamento a professores, supervisores, assistentes técnicos pedagógicos (Atp’s), diretores e autoridades presentes.
Agora, a prefeitura conta com um material didático de uso exclusivo, já que o material foi desenvolvido especificamente para o aluno de Praia Grande. Alguns jogos, como o caso do Joguinho da Praia, trazem a Cidade e a Baixada Santista como auxílio do reconhecimento de figuras geométricas.
Todo o material foi desenvolvido através da parceria da prefeitura com universitários formandos de Ciência da Computação da Universidade Santa Cecília, com o apoio pedagógico dos Atp’s. O projeto foi idealizado pela Coordenadoria de Programas de Inclusão Digital, sob orientação de Marcos Pastorello, que explicou que os jogos foram produzidos com ferramentas grátis, que se encontram à disposição de usuários na internet, por isso isentam a prefeitura de custos de licenciamento.
O material serve ainda como apoio ao professor, que terá acesso a pontuação dos alunos, comparando o desempenho de cada um e da sala, verificando o grau de dificuldade em cada matéria.
AÇÃO SOCIAL - Para Marcos Paulo da Silva, integrante de um dos grupos, o que foi feito tem a ver também com ação social. A opinião é compartilhada por Pastorello. “Todos tiveram benefícios, mas o maior ganho foi o aluno de Praia Grande”.
No evento, o coordenador do curso de Ciência de Computação da UniSanta, Marcelo Bergamaschi foi representado pelo orientador Ivaldo Marques Batista. Também pela universidade, o professor Fernando José Branquinho, que falou sobre as dificuldades do projeto. “É como um cliente que encomenda um programa e precisamos satisfazer as necessidades dele com o conhecimento que temos”. O professor elogiou o trabalho dos estudantes.
Presente na solenidade, o vereador Artur Pedro da Silva Júnior, lembrou que o projeto pode ainda alcançar vôos maiores. “Como estará disponível na internet, o projeto irá despertar inclusive o interesse sobre nossa cidade, levando nosso nome para o mundo todo”, disse o vereador, parabenizando a Seduc. Após a apresentação foram distribuídos certificados de gratidão da prefeitura a todos os universitários, seus orientadores, e Atp´s que acompanharam o projeto.
Pastorello explicou que o projeto já está em fase de ampliação e que provavelmente até o meio do ano serão mais de 20 games educativos.
A secretária de Educação, Maura Ligia Costa Russo, esteve presente no evento e aprovou o projeto. “A tecnologia hoje, nos permite usar diversas formas de ensinar o aluno. Tudo o que for feito para melhorar e despertar o interesse do aluno em aprender será sempre bem vindo”, declarou a secretária. Maura também lembrou o benefício do uso do computador e a inclusão digital. “Hoje em dia quem não conhece o computador está fora da realidade mundial. Nossas crianças já começam a se familiarizar com o equipamento nos primeiros anos do ensino fundamental”, completou .