Praia Grande revitaliza Centro de Zoonoses

Canil da GCM, que fica no mesmo local, também recebeu melhorias

Por Pedro Sbravatti | 8/12/2014

A Prefeitura de Praia Grande revitalizou o Centro de Controle de Zoonoses. A unidade gerenciada pela Secretaria de Saúde Pública de Praia Grande está localizada na esquina das ruas Rua Antonio Cândido da Silva com Ali Hussein Daichoum, Bairro Vila Sônia. As melhorias realizadas beneficiam diretamente os munícipes que buscam atendimento no equipamento, os animais que se encontram no canil municipal e os profissionais que atuam no local. A solenidade de entrega das obras ocorreu na sexta-feira (5).

O Canil da Guarda Civil Municipal (GCM), que fica sediado na mesma área, também recebeu os serviços de revitalização. O espaço abriga os cães que são utilizados no patrulhamento das ruas e avenidas dos bairros do Município.

Todos os trabalhos realizados na unidade fazem parte das metas estipuladas no eixo “Cidade Saúde” do programa Avança PG. A iniciativa é um conjunto de ações planejadas para o triênio 2014-2016, distribuídas por dez grandes eixos de atuação, de acordo com os setores do Município.

O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, enalteceu as ações desenvolvidas pela Zoonoses na Cidade, entre elas o combate a dengue e outras pragas urbanas, além do trabalho com o canil municipal onde se encontram animais, principalmente cães e gatos, abandonados pela população e que aguardam para serem adotados. “A atuação do Centro é ligada a saúde pública. Por exemplo, um animal que é abandonado na rua pode transmitir alguma doença para uma criança”.

Mourão comentou ainda sobre a criação da Coordenadoria de Proteção Animal, que terá papel fundamental na criação de projetos e ações específicas para área. “Em janeiro, terá início no Município um trabalho volante nos bairros de castração e vacinação de animais. A Administração Municipal está trabalhando também para criação de uma legislação animal. Estamos abertos a propostas. É preciso também desenvolver projetos de conscientização junto aos munícipes e tendo as crianças como alvo relacionados a posse responsável”.

O secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Francisco Jaimez Gago, elogiou a atuação e o empenho dos profissionais da Zoonoses. “A revitalização deste espaço era um anseio antigo. Com um planejamento bem definido, a Sesap conseguiu concluir este projeto. Praia Grande tem investido maciçamente na Atenção Básica, a saúde preventiva. Apesar disso, todos os demais setores estão sendo contemplados”.

Revitalização – O Centro de Zoonoses recebeu revestimento externo com pastilhas de cerâmica em volta de todo prédio, pintura interna e externa, instalação de novos portões, climatização da área administrativa e reforma dos setores do canil municipal. Equipamentos também foram adquiridos e já estão sendo utilizados nos serviços prestados diariamente na unidade. O Centro Cirúrgico foi também totalmente remodelado. Serviços semelhantes fizeram parte da revitalização do Canil da GCM.

A coordenadora do Centro, Maria Fernanda Gonçalves, afirmou que a revitalização trouxe maior conforto para que os profissionais realizem suas funções diárias. “Os animais também estão em espaços com ambiente mais amplo e adequado para suas necessidades”.

Complexo - O Centro de Zoonoses possui logo na entrada espaço destinado a filhotes para adoção. Na parte administrativa conta com área de recepção, almoxarifado, arquivo, vestiários feminino e masculino, dois sanitários públicos, outros dois adaptados para cadeirantes (feminino e masculino) e cozinha.

No local destinado aos animais apreendidos há cinco canis coletivos (com solário), três canis para isolamento de animais portadores de doenças infecciosas, três canis para isolamento de animais com suspeita de raiva, dois gatis, canil de isolamento para necropsia, além de salas de veneno e máquinas para controle e combate a dengue.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.