Praia Grande poderá ter sistema de transporte hidroviário

Representantes da Agem e da Prefeitura visitaram possíveis locais de embarque

Por Luciano Agemiro | 9/12/2014

Cidades da Baixada Santista poderão se integrar por meio de um Sistema Hidroviário Regional, que possibilitaria o transporte de passageiros por meio dos rios da região. Técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) de São Paulo, da Agência Metropolitana da Baixada Santista e da Secretaria de Planejamento (Seplan) de Praia Grande, visitaram a Cidade nesta segunda-feira (8), para conhecer os possíveis locais de instalação de terminais. O estudo, ainda em fase inicial, tem por objetivo verificar as condições de implantação do sistema.

O principal benefício seria a interligação dos municípios, por meio de rotas nos rios, região do Mar Pequeno e o Canal de Bertioga, por onde poderiam ser transportados passageiros, criando assim, uma alternativa às ruas e estradas da região.

De acordo com o diretor executivo da Agem, Marcelo Siqueira Bueno, outras cidades foram visitadas recentemente e assim como Praia Grande estão analisando os possíveis locais de embarque e desembarque de passageiros. “Por enquanto é um estudo muito preliminar, que requer tempo e muito detalhamento das ações.”

Para o secretário de Planejamento de Praia Grande, Luiz Fernando Lopes, tudo o que puder agregar qualidade e agilidade no transporte das pessoas principalmente em Praia Grande, que tanto necessita de investimentos privados para alavancar o número de empregos com valores salariais mais altos, é de extrema importância.

“Nós temos o modal ferroviário, temos rodoviário, que corta a Cidade, em breve o aeroviário, com a construção do Complexo Andaraguá, falta o hidroviário. Sabemos que alguns desses rios podem ser navegáveis, mas precisamos da conclusão destes estudos técnicos para apontar se esse sistema é viável ou não”, ressaltou o secretário.

Pela hidrovia seria possível o transporte de passageiros de Praia Grande para Cubatão, ou para Bertioga, por exemplo, com a vantagem de evitar lentidão ou congestionamentos, comuns nas estradas.

Cubatão será a próxima a receber a visita técnica ainda essa semana e na semana que vem, haverá uma reunião com São Vicente para tratar do assunto. A primeira fase dos estudos técnicos está deve terminar em fevereiro.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.