Escola ampliada atenderá mais alunos de creche

Salas oferecem mais comodidade aos alunos

Por Paola Vieira | 9/12/2014

Além da abertura de mais vagas de creche, a ampliação da Escola Municipal Maria dos Remédios Carmona Milan, no Bairro Melvi, proporcionará aos alunos salas mais amplas, arejadas e iluminadas, fundamental para o desenvolvimento escolar dos alunos. A entrega das obras da unidade ocorreu na manhã desta terça-feira (9).

A escola, que atende também alunos de educação infantil, sofreu acréscimo de 215,39 m², o que possibilitará um aumento de 25% no número de alunos na creche. No total a unidade passará a atender 784 alunos de creche e ensino infantil.

Na unidade, a Administração Municipal aumentou três salas de berçários e ainda fez adequações de tamanho em três solários, todos na parte da creche. Os alunos da Educação Infantil também são beneficiados com espaço onde ficará o playground.

O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, mencionou os investimentos da Administração Municipal no bairro como iluminação, pavimentação e construção de outra unidade de ensino, destacando sua prioridade na educação. “Praia Grande é uma Cidade diferenciada nesta área. No dia a dia adotamos a política de racionalização potencializando os locais que temos. Não é só a construção ou ampliação de um espaço, queremos despertar a cidadania nas crianças e jovens. Sabemos que a educação é um instrumento para isso”.

A diretora da unidade, Shirley de Moura Bonfim, explicou que além de atender parte da lista de espera com a criação de novas vagas, as salas atenderão melhor os alunos. “Os salões entregues hoje contam com todo equipamento pedagógico, como jogos, brinquedos, além de solários para atividades externas. Peço à comunidade que valorize os equipamentos que são entregues, para que cada vez mais possamos desfrutar desses locais maravilhosos que é da própria população”.

Além de trabalhar na unidade, a ajudante de merendeira Ana Paula dos Santos Alves, tem dois filhos matriculados na escola e garante que o atendimento é excelente. “Tenho a sorte dos meus filhos estudarem no local onde trabalho e vejo o quanto eles e todos os alunos são bem cuidados. As refeições são de qualidade, tem higiene e eles aprendem muito com ferramentas modernas. Meu filho com 4 anos já sabe escrever e minha filha aos 7 anos está muito bem alfabetizada. Sei que todas as escolas municipais são boas assim”, disse a mãe.

A unidade conta também com secretaria, sala dos professores, banheiros masculino e feminino, diretoria, sala de atividades, pátio coberto, lactário, berçários, oito salas de aulas, sala de informática, palco, cozinha, despensa, e playgrounds.

O laboratório de informática para educação infantil é composto por cinco mesas educacionais, e tem como objetivo a interação de hardware com conteúdo multimídia em ambiente colaborativo para até seis alunos utilizarem ao mesmo tempo. O laboratório de informática para educação infantil auxilia os alunos em todo processo de alfabetização e possui diferentes níveis possibilitando a configuração de atividades que mais se adequam para cada aluno.

O Bairro Melvi, que tem uma população estimada em mais de 10 mil moradores (de acordo com dados do IBGE – 2010), conta atualmente com três escolas municipais, são elas a E.M. Eduardo Gonsalves do Barreiro, E.M. Joaquim Augusto Ferreira Mourão e E.M. Maria dos Remédios Carmona Milan. Todas padronizadas, as escolas municipais têm pintura de qualidade, revestimento cerâmico antipichação nas áreas interna e externa e gradis nos muros.

Em breve, o bairro receberá mais uma unidade municipal de ensino fundamental com capacidade de atendimento de 1050 alunos. As obras da escola, que fica Rua Antonio Sylvio Cunha Bueno, estão em ritmo acelerado e o equipamento deve ser entregue em fevereiro de 2015.

Mas nem sempre esta foi a realidade daquele bairro que até os anos 2000 não contava com uma escola tão próxima. A E.M Joaquim Augusto Ferreira Mourão foi a primeira a ser inaugurada, em agosto de 2002 e hoje atende 1.178 alunos do ensino fundamental. Em seguida, em julho de 2004, foi entregue à população a E.M Eduardo Gonsalves do Barreiro, que atende atualmente 220 alunos de Complementação Educacional, também em 2004 foi inaugurada a E.M Maria dos Remédios Carmona Milan. Até 2001 as crianças do ensino fundamental I eram atendidas nas escolas estaduais do bairro.

AVANÇA PG – A ampliação da unidade faz parte do plano de metas Avança PG, dentro do eixo Cidade Educação, que prevê ações para diversas áreas no triênio 2014-2016. O objetivo é assegurar a manutenção da qualidade do ensino municipal, implementando inovações e tendo como foco principal o educando, com sua formação dentro de conceitos morais e éticos.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.