Emoção marca entrega da escola Maria Clotilde

Por | 21/2/2005

A emoção marcou a entrega da Escola Municipal Maria Clotilde Lopes Comitre Rigo na tarde da última sexta-feira, 18, no Balneário Esmeralda. A denominação da unidade, que vai oferecer 1.120 vagas de Ensino Fundamental à comunidade local, foi uma homenagem à professora que faleceu ano passado e por mais de 20 anos lecionou no Município, tornando-se uma das mais queridas entre alunos e professores da rede pública.
Esta foi a quinta unidade entregue pelo prefeito Alberto Mourão na semana passada e a terceira no Bairro do Trevo, que é o que mais cresceu, em termos populacionais, nos últimos anos, e ganhou com isso 2.450 novas vagas. A solenidade contou com a presença de vereadores, secretários e funcionários municipais, além de familiares, amigos da homenageada e moradores das imediações, que acompanharam o emocionado discurso da secretária de Educação, Maura Lígia Costa Russo, que chegou às lágrimas e sugeriu aos alunos que adotem o carinhoso nome de “Tia Clô”, como ela ficou conhecida.
Dotada de 17 salas de aula, incluindo de informática e multi-meios, além de quadra poliesportiva coberta e dependências administrativas, totalizando 2.800 metros quadrados de área construída, a nova unidade vem desafogar a Escola Municipal Wilson Guedes, que estava funcionando com número de alunos acima de sua capacidade e em quatro períodos, devido à grande demanda existente na região. Conforme a secretária Maura Lígia, agora ambas as unidades passam a funcionar nas condições adequadas.
Em seu pronunciamento, o prefeito lembrou que desde 1987 os governos Estadual e Federal não constróem uma única escola na Cidade, o que provocou a superlotação das unidades existentes e a criação de novos turnos intermediários. Determinada a corrigir essas distorções, a Administração Municipal priorizou os investimentos no setor e, apenas nos últimos quatro anos, entregou 24 novas unidades escolares para suprir a demanda. Ele ressaltou que Praia Grande recebe 10 mil novos habitantes por ano, daí a necessidade da criação de novas vagas. “Nós só vamos tornar este País mais justo e forte no futuro se tivermos coragem de investir maciçamente na Educação, na formação de cidadãos conscientes e críticos nas escolas públicas, que sejam capazes de cobrar um curso universitário de boa qualidade e de entender que o mais importante é o conhecimento e não o diploma”.
Após descerrada a placa inaugural pelo prefeito e os familiares da professora Maria Clotilde, houve visita às instalações da unidade, que conforme definiu o secretário de Obras, Luiz Fernando Lopes, são modernas e arrojadas, seguindo o padrão de excelência das demais unidades da rede.
A Escola Municipal Maria Clotilde Rigo fica na Rua Ana Pereira de França, 141.