Prefeitura de Praia Grande inaugura EM Albert Einstein

A escola fica no Bairro Samambaia e atenderá até 1.260 alunos

Por Daniel Elias | 5/2/2015

O ano letivo de 2015 inicia na próxima segunda-feira (9), com mais uma nova unidade de ensino. Na quarta-feira (4), a Prefeitura de Praia Grande inaugurou a Escola Municipal de Ensino Fundamental Albert Einstein, no Bairro Samambaia, com capacidade para atender até 1.260 alunos. Essa foi a segunda escola entregue pelo prefeito Alberto Mourão das 17 previstas pelo programa Avança PG, lançado em novembro de 2013. O plano de metas já tem 57% de ações cumpridas ou em fase de execução.

A Administração Municipal escolheu o Bairro Samambaia para receber a nova unidade, por ser um dos que mais crescem os números de residentes na Cidade. O novo equipamento atenderá alunos que saem dos quintos anos do Ensino Fundamental na E.M Dr. Wilson Guedes e passam para o sexto. Além deste grupo, a E.M Albert Einstein recebe também todas as turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que antes ficavam na E.M Dr. Wilson Guedes.

Com os alunos matriculados na EJA e nas salas de 6º ano, a nova escola começa o ano letivo com, aproximadamente, 850 crianças. “Sempre fiz questão de investir em educação, pois acredito que apenas por meio dela conseguimos formar futuros cidadãos com uma visão crítica sobre a sociedade”, disse o prefeito.

Alberto Mourão aproveitou para fazer um pedido aos pais dos alunos que forem estudar na unidade. “Temos feito a nossa parte. Agora, esperamos que os pais se aproximem mais dos professores e da direção da escola ao ponto de fazer deste espaço uma comunidade. Pois acreditamos que a educação só acontece de fato se realizada por duas mãos, escola e família”.

Presente na solenidade, a secretária de Educação Cláudia Meirelles aproveitou para parabenizar o prefeito pela escolha do nome do patrono. “Quando criança, Einstein tinha muitas dificuldades de aprendizado e, mesmo assim, até hoje é considerado um gênio pelos feitos alcançados na área da ciência. Que alunos e professores vejam na história dele um exemplo de superação e consigam ultrapassar as possíveis adversidades, pois não há limites para a evolução humana e este físico alemão serve como prova disso”.

Patrono – Albert Einstein nasceu em 1879, na Alemanha. Físico e matemático, até hoje é conhecido pela sua genialidade. Entre os principais feitos, inventou a Teoria da Relatividade, mudando o pensamento da humanidade a respeito de tempo e espaço e dando os primeiros passos para a criação de armas nucleares de grande impacto.

Em 1921, o físico recebeu o Prêmio Nobel de Física ao explanar sua teoria quântica, que apresentava esclarecimentos sobre o efeito fotoelétrico. De origem judia, foi perseguido pelos nazistas. Deixou a Alemanha para estabelecer moradia nos Estados Unidos, onde se naturalizou cidadão americano.

Publicou mais de 300 trabalhos científicos, juntamente com mais de 150 obras não científicas, até que um aneurisma tirou a vida de Albert Einstein, em 1955, em Princeton, de aneurisma. Suas grandes conquistas intelectuais e originalidade fizeram da palavra "Einstein" sinônimo de gênio. Cerca de cem físicos renomados elegeram-no, em 1999, o mais memorável físico de todos os tempos.

Estrutura - O novo prédio voltado para o ensino terá 3.594 metros quadrados de área construída, divididos em três pavimentos (térreo, 1º e 2° andares). No térreo ficará a parte administrativa da unidade, com secretaria, diretoria, salas de assistente de direção e dos professores, arquivo morto, almoxarifado, copa e banheiros.

No setor de serviços, para estrutura da unidade contará ainda com cozinha, despensa, área de serviço e sanitários/ vestiários, para os servidores que trabalharem no local. A parte térrea do prédio terá ainda pátio coberto com palco, recepção, espaço para circulação e três salas de aula.

O equipamento contará ainda com outros dois andares. O primeiro piso será formado por 16 salas de aula e banheiros (masculino e feminino). No segundo andar ficarão a quadra poliespotiva da unidade, com vestiários masculino e feminino, além de 2 depósitos, salas multifuncional e de informática e ainda três salas de aula, além de corredores para circulação. Todo o projeto segue padrão dos prédios escolares construídos pela Administração Municipal, com câmeras de segurança, fachada revestida com cerâmica antipichação e gradis.

Progresso - O programa Avança PG prevê uma série de ações que a Prefeitura de Praia Grande realizará até o final de 2016. Os investimentos prometem alavancar a economia da Cidade e melhorar, ainda mais, a qualidade de vida dos moradores. O Avança PG foi dividido em dez eixos denominados “cidades”. No “Cidade Educação” está prevista a construção de 17 novas escolas.

Além da construção de novas unidades de ensino, o programa Avança PG prevê a inauguração de sete bibliotecas escolares, fazendo com que todas as unidades de Ensino Fundamental contem com o equipamento de incentivo à leitura. Outros destaques são a instalação de lousas digitais nas salas de aulas de todas as escolas de Ensino Fundamental e a distribuição de 3.740 tablets para professores e escolas de Ensino Fundamental.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.