EM Mahatma Gandhi atende alunos de Ensino Fundamental

Prefeitura entrega nova escola para alunos do 1º ao 5º ano, no Bairro Melvi

Por Daniel Elias | 7/2/2015

A Prefeitura de Praia Grande encerrou, por enquanto, a série de inaugurações na área de educação. Nesta sexta-feira (6), o prefeito Alberto Mourão fez a entrega da Escola Municipal Mahatma Gandhi, nova unidade voltada para o Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano. A construção do equipamento faz parte da série de ações previstas pelo plano de metas Avança PG, lançado em novembro de 2013.

Após entregar quatro novas unidades de ensino, duas de Educação Infantil (EM Ruth Vilaça Correia Leite Cardoso, em 12 de janeiro, e EM Florivaldo Borges de Queiróz, em 5 de fevereiro) e duas de Ensino Fundamental (EM Albert Einstein, quarta-feira (4), e EM Mahatma Gandhi), e a ampliação da EM Natale de Lucca, a Administração Municipal faz uma pausa temporária. A próxima inauguração está marcada para 24 de fevereiro, quando será entregue as obras na EM Manoel Nascimento Junior.

Ao detalhar as ações da Administração Municipal, o prefeito Alberto Mourão ainda destacou as novidades na área de educação que ainda estão por vir. “Este ano ainda inauguraremos duas escolas de Ensino Fundamental nos bairros Ocian e Mirim, além da primeira unidade de Ensino Médio Integrado ao Técnico (Etim), no Bairro Maracanã. Ninguém poderá dizer que não investimos em educação”, enfatizou.

Na EM Mahatma Gandhi, cerca de 785 alunos iniciam as aulas na unidade a partir de segunda-feira (9), começo do ano letivo de 2015. O equipamento tem a capacidade de atender até 1050 estudantes. A escola ajudará a dividir as turmas de Ensino Fundamental matriculadas na EM Joaquim Augusto Ferreira Mourão que, agora, ficará com salas de 6º ao 9º ano. O novo prédio receberá também meninos e meninas que se formam no infantil II da EM Maria dos Remédios Carmona Milan.

De acordo com a secretária de Educação Cláudia Meirelles, com a inauguração da nova escola a Prefeitura de Praia Grande cria um complexo educacional, atendendo as necessidades dos moradores do Bairro Melvi. “Com a proximidade dos prédios fica mais fácil o acesso das famílias às unidades de ensino. Assim conseguimos organizar e trazer realmente a comunidade para dentro das escolas”, explicou.

A titular da pasta fez tal afirmação devido a existência das unidades EM Maria dos Remédios Carmona Milan, que atende a Educação Infantil, e a EM Joaquim Augusto Ferreira Mourão. “Assim, redistribuímos os alunos nas escolas de forma a oferecer mais espaços. Os moradores não precisam ir para outros bairros adjacentes para a continuidade do ensino”, completou Cláudia Meirelles.

Estrutura - Ocupando um terreno de 4.016 m², a nova escola terá 3.138 m² de área construída distribuída em dois andares. A unidade terá 14 salas de aula, com 52,50 m² cada uma. Também contará com biblioteca (90,24m²), laboratório de informática (76,68m²), sala de multimeios (76,68m²), quadra poliesportiva (576m²), e pátio coberto com refeitório (495,84m²), além dos sanitários masculino e feminino para uso dos alunos.
]
No espaço administrativo, ficará a sala de professores (28,42 m²), da diretoria (16,98m2), da assistente (9,37m²), secretaria (24,08m²), recepção (11,55 m²), almoxarifado (12,87m²), arquivo morto (12,87 m²), e banheiros para uso dos funcionários. A área de serviços contará com cozinha (52,50 m²), despensa (13,71m²), lavanderia (25,32m²), depósito de materiais de limpeza (10,00 m²) e banheiros para funcionários.

A construção de 17 novas escolas faz parte do plano de metas Avança PG, lançado em novembro de 2013 pelo prefeito Alberto Mourão e que prevê uma série de ações que a Prefeitura de Praia Grande realizará até o final de 2016. Os investimentos prometem alavancar a economia da Cidade e melhorar, ainda mais, a qualidade de vida dos moradores. O Avança PG foi dividido em dez eixos denominados “cidades”.

Além da construção de novas unidades de ensino, o programa Avança PG prevê a inauguração de sete bibliotecas escolares, fazendo com que todas as unidades de Ensino Fundamental contem com o equipamento de incentivo à leitura. Outros destaques são a instalação de lousas digitais nas salas de aulas de todas as escolas de Ensino Fundamental e a distribuição de 3.740 tablets para professores e escolas de Ensino Fundamental.

Personalidade – Mahatma Gandhi, na verdade, tinha o nome de Mohandas Karamchand Ghandi. Líder espiritual e pacifista indiano nasceu na cidade de Bombaim, Índia, em 1869. Durante a infância e adolescência foi educado em seu país, até atingir a idade adulta, quando cursou Direito em Londres, Inglaterra. Ao retornar para a terra natal, tornou-se membro do Supremo Tribunal.

Em 1893 mudou-se para a África do Sul para trabalhar como advogado. Atuou em defesa da minoria hindu que vivia neste país africano, lutando pelos direitos iguais. Retornou à Índia em 1914, onde deu início a uma campanha pela paz para acabar com o conflito entre hindus e muçulmanos. Atuou também contra o domínio britânico sobre os indianos, defendendo a criação de um estado autônomo.

Gandhi era contra a violência, pregava o protesto por meio de formas pacíficas, por exemplo, greves, passeatas, retiros espirituais e jejuns. Após muitas lutas e ser preso seguidamente pelos britânicos, em 15 de agosto de 1947 foi proclamada oficialmente a independência no território indiano, estabelecendo assim a divisão entre Índia (hindus) e Paquistão (muçulmanos).

No dia 30 de janeiro de 1948, após o término de um jejum que havia durado 5 dias, Gandhi foi assassinado com três tiros pelo hindu Nathuram Vinayak Godse, no jardim de sua casa, onde estava sendo realizada uma grande reunião de orações. Godse matou o líder indiano por ser contra a tolerância religiosa pregada por ele, o que teria causado a criação do Paquistão. O cortejo fúnebre, realizado no dia seguinte, durou 5 horas, em uma procissão acompanhada por milhões até o rio Yamuna, onde seu corpo foi colocado em uma jangada e incinerado, conforme a tradição hindu.