Praia Grande amplia captação de água de chuva em cisterna

No total, sistema tem capacidade para 200 mil litros cúbicos

Por Jaqueline de Marco | 9/2/2015

Em plena crise de falta d’água em diversos estados do País, a Secretaria de Serviços Urbanos de Praia Grande (Sesurb) está desenvolvendo ações para economizar o recurso na limpeza do dia a dia da Cidade. O sistema de captação de água de chuva, através de cisternas, desenvolvido pelo setor em 2006, teve sua capacidade ampliada em 100% a partir de janeiro de 2015. Antes, o setor captava 100 mil litros cúbicos e, atualmente, o sistema é apto a receber até 200 mil litros cúbicos com a instalação de cinco novas caixas d’água com capacidade para 20 mil litros cada.

Montada na Regional 2 da Sesurb, localizada no Bairro Antártica, a cisterna foi criada pelos próprios funcionários do setor. Com a quantidade captada é possível abastecer até 20 caminhões pipas. A água recolhida é utilizada para limpezas de locais públicos como ruas, feiras livres, feiras de artesanato, lavagem de frota de veículos da secretaria e em manutenções na rede de drenagem da Cidade.

No sistema, 110 mil litros ficam armazenados em caixas que são abastecidas através de calhas instaladas nos telhados e 90 mil ficam em reservatórios subterrâneos. Atualmente a Sesurb conta com uma equipe formada por aproximadamente quatro funcionários diretamente responsáveis pelo funcionamento das bombas e manutenção da cisterna.

Para o secretário de Serviços Urbanos, Katsu Yonamine, a ampliação do sistema é muito positiva para toda a população. “Estamos sempre dedicados a encontrar alternativas para o bom desempenho das atividades que realizamos”. Para Katsu a economia é muito grande. “Se pensarmos que em um cenário onde todos estão preocupados com o consumo de água a gente consegue utilizar 200 mil litros somente captados com as chuvas é um ato muito grande de sustentabilidade do Município”.

E a sustentabilidade é mesmo a palavra chave do projeto, ainda de acordo com Yonamine. Segundo ele, a iniciativa vai ao encontro com as campanhas de uso racional da água potável. “A população deve se conscientizar sobre a necessidade de se economizar este bem natural. Cada um precisa fazer sua parte. A mudança de hábito neste momento funciona como fator fundamental para preservação dos recursos hídricos do planeta”, finalizou.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.