Museu da Cidade abre agendamento para grupos e escolas

Visitas monitoradas oferecem viagem através da história de Praia Grande

Por Lorena Flosi | 10/2/2015

Está aberto o período de agendamento para escolas, instituições e grupos que desejem fazer uma visita ao Museu da Cidade. Localizado no Palácio das Artes (Av. Presidente Costa e Silva, n° 1600), o Museu abriga um amplo acervo composto por documentos, fotografias e vídeos que contam a história do Município. Interessados em agendar visitas de grupos de até 30 pessoas podem entrar em contato pelo telefone 3496-5708, de segunda a sexta-feira das 9 às 17h30. O Museu da Cidade funciona de terça-feira a sábado, das 14 às 17h30.

Atualmente, o Museu abriga a exposição de longa duração “Praia Grande do Passado ao Presente”, resultado de anos de pesquisa sobre a história dos primeiros bairros de Praia Grande. A exposição conta com imagens antigas e atuais destes locais: registros como fotos da construção da Ponte do Mar Pequeno, imagens do ônibus com a comitiva pró-emancipação de Praia Grande a caminho da Assembleia do Estado e registros da primeira sede da Prefeitura e outros que ajudam a construir a memória da Cidade.

“Acho que o mais importante durante a visita monitorada é oferecer a possibilidade de compreensão do pertencimento de cada um àquela história”, pontua a professora responsável pelo Museu da Cidade, Marcia Helena de Lima. “Quando temos grupos agendados, a monitoria é voltada àquela faixa etária. Também buscamos expor histórias sobre os bairros onde elas vivem nos estandes de história oral. Tudo contribui para que os visitantes percebam que também são parte da história da Cidade, já que ela é construída por seus cidadãos. Com certeza, é uma visita que vale a pena”.

Único museu de cidade da região, o espaço de 250 metros quadrados não se restringe à tradicional mostra de documentos e objetos antigos. Além de seis mesas expositivas para a história documental do Município, o Museu da Cidade inova por meio de ferramentas interativas: três televisores de plasma, equipados com DVD e fones de ouvido, exibem entrevistas com moradores do Município. As histórias são muitas e levam o espectador a conhecer um pouco mais a história de Praia Grande por meio da história de seus cidadãos.

Outras atrações são os painéis gráficos: um deles, de 13 metros de comprimento, exibe foto aérea da Cidade. O segundo destina-se à mostra do patrimônio natural de Praia Grande, representado por dezenas de registros fotográficos do trecho de Mata Atlântica e área de mangue que margeia a Cidade.

O destaque fica por conta dos monóculos gigantes, uma das atrações mais elogiadas do Museu. Populares nas décadas de 70 e 80, os monóculos eram uma espécie de cone com lente em uma extremidade e fundo removível com negativo em outra, que possibilitava a visualização da imagem ao ser direcionada contra a luz. Com a digitalização das fotografias, os monóculos foram gradativamente caindo no esquecimento e viraram peça de museu. Pelo menos do Museu da Cidade, que disponibiliza 15 monóculos gigantes com fotografias de banhistas se divertindo nas praias do Município em décadas passadas.

“A cultura do monóculo remonta ao início do século 20. Nas décadas de 1920 e 1930, o monóculo já fazia parte da cena turística de Praia Grande. Muitos fotógrafos, na época chamados de lambe-lambe, ganhavam a vida fotografando os banhistas e vendendo as imagens em monóculos. Acabou virando uma tradição, que teve seu auge na década de 1970”, esclarece Márcia.

Com alto índice de visitação mensal, o Museu da Cidade compreende não só a área expositiva, mas também o setor técnico, formado pelos núcleos de Ação Educativa, Conservação e Restauro e núcleo de Documentação e Pesquisa. O local possui acervo de mais de 40 mil documentos, composto de livros, fotografias, periódicos, apostilas, CDs e DVD referentes às áreas de história, memória, patrimônio cultural, museologia, artes visuais e música. Todos os documentos são disponibilizados para pesquisas e consultas públicas.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.