Arte com fantoches representa Praia Grande em Brasília

Artista da Cidade participa de Encontro Internacional de Contadores de Histórias

Por Aline Rollo | 17/3/2015

São 15 anos trabalhando com o universo infantil de forma lúdica, através de temáticas atuais e importantes, e com muita criatividade. Roberto Lima Ferreira, o Beto Fantoche, artista bem conhecido em Praia Grande por sua encantadora arte com bonecos, receberá em Brasília, um certificado de Honra ao Mérito pelos trabalhos desenvolvidos, e participa do 2º Encontro Internacional de Contadores de Histórias, evento que comemora o Dia Nacional do Contador de Histórias (20 de Março).

O evento tem início no próximo dia 20 na capital brasileira e reúne contadores de histórias de vários países diferentes, que trocam experiências culturais importantes durante três dias, com apresentações, debates e rodas de conversa sobre o tema.

Beto Fantoche representa Praia Grande e a Baixada Santista devido a sua experiência como contador de histórias na região. “Além de contador de histórias e arteeducador, ministro oficinas e workshops em várias cidades do País, sempre buscando a união da família nos temas”, conta.

O apelido de Beto começou quando ele decidiu construir um boneco fantoche para auxiliar no trabalho de contador de histórias. “Logo que terminei de fazer meu primeiro boneco, o Yaguinho, levei-o até a praia. Lá uma emissora de televisão me viu e me convidou para participar de um programa. Dali pra frente, os fantoches me acompanham em quase todos os trabalhos”.

Beto realiza diversos trabalhos em escolas, creches, organizações não governamentais, hospitais, entre outros.

Personagem – Yaguinho, o fantoche que mais acompanha Beto durante as apresentações, representa uma criança de 7 anos e fala de questões comuns a essa idade. Com o boneco, o artista conta histórias que permitem, de forma lúdica, promover a união familiar, valores como pequeno cidadão, e ainda trabalha a questão do bullying nas escolas. “O Yaguinho tem vida durante as apresentações. Ele transmite mensagens importantes, que tocam o coração das crianças”, afirma Beto.

Durante a contação de história, Beto Fantoche costuma utilizar o personagem lobo mau, que pode simbolizar um aliciador ou alguém que pratica o bullying, e Yaguinho, que representa o bem, as boas atitudes. “São histórias com vários temas. Trabalho com os contos dos Irmãos Grimm, grande referência em contos infantis, histórias da cultura africana, para todas as idades. É extremamente gratificante, ainda mais agora que vou representar Praia Grande nesse encontro importante”, finaliza o artista.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.