Simone Piovesan vence concurso sobre práticas pedagógicas

Graziela Muller e Maria de Lourdes Iozzi ficam em segundo e terceiro lugares

Por Daniel Elias | 27/3/2015

A docente Simone Campagnoli Piovesan, da Escola de Complementação Educacional Antônio Peres Ferreira, conquistou o primeiro lugar no Prêmio Professor – Práticas Pedagógicas de Sucesso. O anúncio ocorreu nesta quinta-feira (26), durante evento no Auditório Jornalista Roberto Marinho, Bairro Mirim. As professoras Graziela Muller, da EM Maria Nilza da Silva Romão, e Maria de Lourdes Verano Iozzi Pinto, EM Cidade da Criança, garantiram segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Simone Piovesan teve o projeto Sarau Cultura, desenvolvido junto com os alunos da unidade do Bairro Vila Sônia, escolhidos pelos colegas de profissão como a melhor prática pedagógica do Prêmio Professor. Utilizando a literatura, a dramaturgia e os programas televisivos de auditório, a professora levou os estudantes a uma viagem no tempo, com o intuito de compartilhar com crianças e jovens retratos da cultura popular brasileira.

Atuando há 25 anos na rede municipal de ensino, a docente vencedora agradeceu a equipe da escola onde trabalha e os colegas professores pela premiação. “Esse sentimento de ser reconhecida por uma ação realizada dentro da sala de aula é indescritível. Parabenizo a Seduc pela iniciativa, pois penso que o concurso melhorará ainda mais a qualidade do ensino, uma vez que essas práticas resultarão no aprendizado das crianças”, afirmou Simone.

Com o projeto Educa Eco, realizado com alunos da escola de Ensino Fundamental do Bairro Vila Sônia, Graziela Muller ficou na segunda posição com a atividade que trabalhava a educação ambiental e a sustentabilidade relacionada ao conteúdo ensinado na sala de aula. “Depois de três anos desenvolvendo o projeto, a premiação veio para me incentivar a dar continuidade ao Educa Eco e ainda fazer novas práticas pedagógicas”.

Utilizar a rádio escolar para transformar alunos da unidade do Bairro Cidade da Criança em protagonistas. Esse foi o objetivo do projeto realizado pela docente Maria de Lourdes que conquistou o terceiro lugar no Prêmio Professor. “A gente se sente valorizado e isso ocorrer na nossa profissão no País é tão difícil. Percebemos que a Seduc passou a ter um olhar diferente a partir do momento que incentiva a extrapolar a barreira dos muros e compartilhar aquilo que produzimos em sala de aula”, parabenizou.

Sucesso – Além de premiar as três primeiras colocadas, a Secretaria de Educação homenageou os demais 19 pedagogos que concorreram ao concurso. Outro grupo parabenizado foram os 22 professores colaboradores, que não participaram do Prêmio, mas receberam o convite da Seduc para compartilhar as práticas pedagógicas com os colegas de profissão durante a V Jornada Pedagógica.

De acordo com a secretária de Educação, Cláudia Meirelles, o Prêmio Professor Práticas Pedagógicas de Sucesso está entre uma das ações encontradas pela Seduc para promover a interação entre professores e equipes técnicas. “Assim, a Secretaria de Educação vai entrar nas escolas e, simultaneamente, abre as portas para os professores fazerem parte das tomadas de decisão”, enfatizou.

Cláudia Meirelles afirmou que o Prêmio Professor terá continuidade em 2015. “A nossa ideia é que isso faça parte do calendário anual de eventos da Secretaria, tornando uma tradição no Município. Premiar os melhores trabalhos e os professores que conseguem demonstrar o trabalho realizado r, principalmente, condecorar aqueles que têm a coragem de compartilhar com todos aqui que deu certo”.

Processo - O concurso teve início em 2014, quando os professores inscreveram as iniciativas pedagógicas com resultados positivos para concorrer ao prêmio. Do total de participantes, 22 docentes foram classificados para a fase final, após a verificação dos trabalhos para avaliar se atendiam aos pontos exigidos e apresentação para comissão julgadora.

Os vencedores do Prêmio Professor foram escolhidos pelos próprios colegas de profissão, durante a V Jornada Pedagógica, em fevereiro deste ano. Na ocasião, os concorrentes socializaram as práticas de sucesso nas oficinas assistidas pelos professores, como forma de capacitação. Ao final, os docentes avaliaram as iniciativas com os conceitos regular, bom e ótimo.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.