EM José Padin Mouta desenvolve projeto de incentivo a leitura
Pais conheceram a proposta durante reunião na sexta-feira (10)
Por Daniel Elias | 13/4/2015

Despertar nos alunos o prazer em ler. Com este objetivo, a Escola Municipal José Padin Mouta desenvolve o projeto Leitura em Família. Na sexta-feira (10), a unidade de ensino fez o lançamento da iniciativa em 2015, durante conversa com os pais para apresentar a proposta pedagógica. Cerca de 700 estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental participam do projeto.
Na edição de 2015, o projeto conta com algumas novidades. A partir deste ano, o Leitura em Família passará a atender também estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) primeiro segmento (1ª a 4ª série). A outra inovação diz respeito ao registro da atividade. Ao participar, os alunos podem tirar uma foto e depois encaminhar para a unidade escolar. As imagens farão parte de um mural que será montado no final do ano.
O projeto funciona da seguinte forma: o aluno recebe uma maleta com três livros de gêneros literários diferentes e junto vai também um caderno de registro. Cada criança tem de três a quatro dias para ler pelo menos um dos exemplares, seguindo o roteiro montado pela professora, acompanhada dos pais. Ao final, os pequenos e responsáveis respondem a uma pesquisa de satisfação.
De acordo com a assistente técnica pedagógica da EM José Padin Mouta, Vanessa Mandaj, além do incentivo a leitura o projeto permite aos pais conhecerem um pouco mais da educação das crianças. “Eles poderão perceber, por exemplo, como está a oralidade dos alunos e quais dificuldades apresentam ao ler um livro. Ou seja, é uma forma de os pequenos estudarem”, reforçou.
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Na edição de 2015, o projeto conta com algumas novidades. A partir deste ano, o Leitura em Família passará a atender também estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) primeiro segmento (1ª a 4ª série). A outra inovação diz respeito ao registro da atividade. Ao participar, os alunos podem tirar uma foto e depois encaminhar para a unidade escolar. As imagens farão parte de um mural que será montado no final do ano.
O projeto funciona da seguinte forma: o aluno recebe uma maleta com três livros de gêneros literários diferentes e junto vai também um caderno de registro. Cada criança tem de três a quatro dias para ler pelo menos um dos exemplares, seguindo o roteiro montado pela professora, acompanhada dos pais. Ao final, os pequenos e responsáveis respondem a uma pesquisa de satisfação.
De acordo com a assistente técnica pedagógica da EM José Padin Mouta, Vanessa Mandaj, além do incentivo a leitura o projeto permite aos pais conhecerem um pouco mais da educação das crianças. “Eles poderão perceber, por exemplo, como está a oralidade dos alunos e quais dificuldades apresentam ao ler um livro. Ou seja, é uma forma de os pequenos estudarem”, reforçou.
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