Arara-canindé é resgatada pela Guarda Ambiental

O animal foi encontrado no telhado de uma residência, no Quietude

Por Ludmila Pilipavicius | 14/4/2015

Por: Liliane Souza, sob supervisão de Ludmila Pilipavicius – MTb 29.204

Uma arara da espécie Canindé foi apreendida na manhã desta terça-feira (14), por uma equipe da Guarda Ambiental, que integra a Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande. O animal foi encontrado no telhado de uma casa no bairro Quietude. Até o início da tarde, o criador não havia sido identificado.

De acordo com o inspetor Fábio Marques, foi constatado pela veterinária do Centro de Controle de Zoonoses, Tissiana Mascarettia Ortiz, que a arara apresenta indícios de maus-tratos. “Ela está com uma deformidade no bico, que pode ser conseqüência de má alimentação ou pancada”. Além disso, uma das asas está fraturada, o que a impede de voar.

A ave será encaminhada ao Centro de Pesquisa e Triagem de Animais Selvagens (Ceptas), na unidade de Cubatão, localizada dentro do Parque Cotia-Pará. Ela passará por avaliação clínica, receberá assistência veterinária e, após isso, será mantida em quarentena. O destino da arara vai ser definido de acordo com seu estado.

A retirada de animais de seu habitat natural, além de ilegal, traz inúmeras consequências – provocando desequilíbrio ao meio ambiente. Quando encontrado, o autor pode responder por crime ambiental.

Extinção – Ameaçada de extinção, a espécie é comum em florestas de galeria, várzeas com palmeiras (buritizais, babaçuais etc) e em beira de matas. Na natureza, elas se alimentam de folhas, frutos e sementes. Também conhecida como arara-de-barriga-amarela, pode chegar até 90 cm de comprimento.

O grupamento Ambiental da Guarda Civil de Praia Grande atua em situações de crimes ambientais e ocupações irregulares, além de realizar a captura de animais silvestres que eventualmente estejam fora de seu habitat natural. Denúncias sobre animais silvestres mantidos em cativeiro ou outros tipos de crimes ambientais podem ser feitas pelos telefones 199 e 153.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.