Caps realiza mutirões de consultas para agilizar atendimentos

Ação também favorece a dispensação de medicamentos

Por Pedro Sbravatti | 16/4/2015

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), unidade gerenciada pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, está realizando mutirões de consultas aos sábados. O desenvolvimento da ação agiliza os atendimentos e também a dispensação de medicamentos para os pacientes, evitando desta forma o vencimento das receitas e a impossibilidade da retirada dos remédios.

As consultas dos mutirões são agendadas ao longo da semana. A direção técnica do Caps orienta os pacientes para que não deixem a medicação acabar. Cerca de dez dias antes do término, os atendidos devem comparecer na própria unidade para o agendamento.

“Se a consulta, por exemplo, estiver marcada para maio e a medicação acabou no começo de abril, o paciente não ficará sem receita. É agendada uma consulta nos mutirões para que passe pelo médico. Desta forma, a pessoa poderá retirar o medicamento na farmácia da unidade”, explicou a assistente social do Caps, Silvana Aparecida Souza.

Os atendimentos efetuados aos sábados contam ainda com total apoio da equipe técnica, formada por psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais. “Importante explicar que só quem já faz parte do quadro de pacientes do Caps é encaminhado para os mutirões. A primeira consulta é sempre feita com psiquiatra no atendimento regular”, disse Silvana.

O Caps ressalta ainda que o médico obrigatoriamente deve avaliar o paciente na consulta. “O que tem acontecido muito é que as pessoas reclamam de comparecer à unidade e quererem que um terceiro retire a receita. Isso é ilegal. Salvo para pacientes acamados, que recebem a visita da equipe técnica para dar continuidade ao atendimento”, destacou a assistente social.

Reforma e ampliação - Os pacientes atendidos pelo Caps são adultos (com mais de 18 anos) portadores de distúrbios mentais, como esquizofrenia, neuroses, psicoses, transtornos e depressão. A Sesap vem reestruturando a Rede de Atendimento Psicossocial do Município. Um dos destaques é a descentralização dos serviços, já que as unidades de Saúde da Família (Usafas) e Multiclínicas passaram a atender casos de menor gravidade. Somente os pacientes em estados mais graves vão para a internação no Hospital Municipal Irmã Dulce.

O CAPS passou a contar com instalações modernas que propiciam maior conforto para os pacientes atendidos e profissionais que atuam na unidade. A revitalização e ampliação do equipamento foram entregues em novembro de 2014. O atendimento no espaço não foi suspenso nem prejudicado durante a realização dos trabalhos.

Com a reforma e ampliação do CAPS, a unidade, que foi totalmente climatizada, ganhou consultórios individuais, salas de terapia ocupacional, repouso, medicação e de atividades coletivas, quarto de acolhimento, área de enfermagem e administração e amplo refeitório, além de bicicletário e mural de informações. Outro destaque dos trabalhos foi a criação da farmácia. A área facilita a dispensação de medicamentos para os pacientes da unidade.

Revisões hidráulica e elétrica e pintura também foram realizadas pela Divisão de Manutenção de Prédios e o Departamento de Manutenção da Sesap.

Para os próximos anos, a Cidade ganhará mais um Caps II, no Bairro Mirim. Desta forma, o Município será dividido em duas regiões para este tipo de atendimento. Existe ainda o projeto de transformar o atual Caps Álcool e Drogas (AD) em 24 horas, além da implantação da unidade infantil, o Caps I.

Endereço - Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), localizada na Rua Cidade de Santos, nº 89, Bairro Boqueirão.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.