Lousas digitais tornam o ensino mais atrativo na rede municipal
Previstos no Avança PG, os equipamentos foram implantados em todas as escolas de ensino fundamental
Por Priscila Sellis | 24/4/2015

O giz e as lousas tradicionais foram aposentados, de uma vez por todas, nas escolas municipais de Ensino Fundamental de Praia Grande. As unidades de ensino contam, agora, com lousas digitais em todas as salas de aula do 2º ao 9º ano. Ao todo, 370 kits Smart Digital foram entregues nas 28 unidades de Ensino Fundamental. Cada kit é composto pela lousa interativa sensível ao toque (touch screen), lousa quadriline (quadros panorâmicos de fundo branco), projetor de imagens e computador, possibilitando ao professor criar e apresentar sua aula através dos equipamentos.
A nova ferramenta tem diversos recursos que tornam o ensino mais dinâmico e atrativo para os alunos, além de motivar os professores na elaboração das aulas. “Eu uso os recursos da lousa digital para complementar o ensino dos conteúdos. Por exemplo: na semana em que estava ensinando sobre a importância da água, eu separei slides, figuras e atividades sobre esse tema, salvei num pen drive e levei para a sala de aula para utilizar na lousa. Com a visualização, acredito que a assimilação do aluno é maior”, explicou a professora Goreti Souza Rodrigues, que dá aula para o 4º ano. “Também baixo livros infantis na internet e levo pra sala de aula, porque é muito mais atrativo contar histórias mostrando as figuras do livro ampliadas na lousa. É um recurso fantástico”, comenta.
Outro ponto destacado por ela é a eliminação do giz, já que o recurso digital vem acoplado ao quadro branco que permite a escrita de conteúdos com canetas hidrográficas. “Acabou a alergia, a rinite, a sujeira, o pó nos cabelos, a unha quebradiça. Aposentar o giz foi muito bom”.
A professora Kris Pereira de Sá, que leciona para o 5º ano, também vem aproveitando as facilidades da lousa digital. “Com os recursos oferecidos, eu monto meus próprios jogos didáticos e trago em pen drive para a sala de aula. Criei uma competição de tabuadas que os alunos adoram. Também utilizo bastante o jogo Soletrando, que ajuda no ensino ortográfico”, cita. “Para os alunos, eu percebo que é empolgante, bastante atrativo”.
A aluna Maria Eduarda Sales Ferreira, de 10 anos, adora quando as atividades são realizadas na lousa digital. “Acho que fica mais fácil para aprender. Já estamos acostumados com a tecnologia, com o uso da internet, então é mais legal quando as atividades são na lousa digital”, disse. O aluno Rauan Bretas Barboza, também de dez anos, concorda e comenta sobre seu jogo favorito: “É o Soletrando. A gente aprende a escrever direito e de um jeito divertido”.
Tablets – As escolas de Ensino Fundamental também receberam tablets para serem utilizados pelos estudantes em sala de aula. Atualmente, os professores estão passando por capacitações durante as reuniões de Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) para aprender a explorar melhor a ferramenta, que dispõe de 36 aplicativos pedagógicos.
A nova ferramenta tem diversos recursos que tornam o ensino mais dinâmico e atrativo para os alunos, além de motivar os professores na elaboração das aulas. “Eu uso os recursos da lousa digital para complementar o ensino dos conteúdos. Por exemplo: na semana em que estava ensinando sobre a importância da água, eu separei slides, figuras e atividades sobre esse tema, salvei num pen drive e levei para a sala de aula para utilizar na lousa. Com a visualização, acredito que a assimilação do aluno é maior”, explicou a professora Goreti Souza Rodrigues, que dá aula para o 4º ano. “Também baixo livros infantis na internet e levo pra sala de aula, porque é muito mais atrativo contar histórias mostrando as figuras do livro ampliadas na lousa. É um recurso fantástico”, comenta.
Outro ponto destacado por ela é a eliminação do giz, já que o recurso digital vem acoplado ao quadro branco que permite a escrita de conteúdos com canetas hidrográficas. “Acabou a alergia, a rinite, a sujeira, o pó nos cabelos, a unha quebradiça. Aposentar o giz foi muito bom”.
A professora Kris Pereira de Sá, que leciona para o 5º ano, também vem aproveitando as facilidades da lousa digital. “Com os recursos oferecidos, eu monto meus próprios jogos didáticos e trago em pen drive para a sala de aula. Criei uma competição de tabuadas que os alunos adoram. Também utilizo bastante o jogo Soletrando, que ajuda no ensino ortográfico”, cita. “Para os alunos, eu percebo que é empolgante, bastante atrativo”.
A aluna Maria Eduarda Sales Ferreira, de 10 anos, adora quando as atividades são realizadas na lousa digital. “Acho que fica mais fácil para aprender. Já estamos acostumados com a tecnologia, com o uso da internet, então é mais legal quando as atividades são na lousa digital”, disse. O aluno Rauan Bretas Barboza, também de dez anos, concorda e comenta sobre seu jogo favorito: “É o Soletrando. A gente aprende a escrever direito e de um jeito divertido”.
Tablets – As escolas de Ensino Fundamental também receberam tablets para serem utilizados pelos estudantes em sala de aula. Atualmente, os professores estão passando por capacitações durante as reuniões de Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) para aprender a explorar melhor a ferramenta, que dispõe de 36 aplicativos pedagógicos.