Basquete de PG estreia nos Joguinhos

Equipe da Cidade compete na categoria sub-19

Por Fabricio Tinêo | 24/4/2015

Nesta sexta-feira (22), às 20 horas, no Centro Esportivo Armando Cunha, em Cubatão, a equipe masculina sub-19 de Praia Grande (Secretaria de Esporte e Lazer – SEEL) enfrentam o time da Prefeitura de Guarujá, na primeira rodada do torneio de basquete, da fase sub-regional (envolve apenas municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista) dos Jogos Abertos da Juventude, os Joguinhos.

Sob comando técnico de Osvaldo José de Assis Pinheiro e Esdras Antônio Gouveia jogam Tiago Cruz, Bruno Caselato, Caio dos Reis, Daniel Raposo, Felipe Peres, Gabriel Durval, Guilherme Brandão, Henrique Vieira, Hiag Calixto, Júlio Santos, Leoncio Cordeiro, Lucas Alves, Matheus Soares, Nathan Cabrera, Petterson Mendonça, Rafael de Lima, Thiago Soares, Vinicius Santana, Ygor Almeida e Gabriel Starnini.

Apoio – Além da Faculdade do Litoral Sul Paulista (FALS), os times de basquete de Praia Grande têm apoio do Instituto Social de Educação Esportiva (ISEE), Liga de Basketball da Baixada Santista (LBBS), Wizard Praia Grande, Casa do Encanador, Construtora e Incorporadora Martino, Clínica de Ortopedia e Fisioterapia Traumaxxis, Faculdade de Praia Grande, Faculade de Praia Grande (FPG), Fisioterapia Figueroa e Colégio Objetivo.

Futebol – No sábado (25), às 11 horas, no Campo do SESC, em Bertioga, pela terceira rodada do torneio de futebol da fase sub-regional dos Joguinhos, o time de Praia Grande encara Bertioga. Os jogos já realizados, os rapazes da Cidade perderam para Guarujá e São Vicente, ambas partidas por 2 a 0.

Handebol – Na última quinta-feira (23), no Ginásio Tejereba, em Guarujá, a seleção feminina da Cidade venceu, por 22 a 12, o time de Guarujá, na primeira rodada da fase sub-regional dos Joguinhos. Já pela segunda rodada, contra o mesmo adversário, o grupo masculino da Cidade ganhou por 21 a 18. Na estreia, superou Santos, por 26 a 16. Como a turma de São Vicente desistiu da competição, os rapazes da Cidade foram campeões da sub-regional e qualificaram-se para a etapa regional da competição.

Xadrez – No último sábado (18), na sede do Clube de Xadrez de Cubatão, o time de Praia Grande empatou com Guarujá, por 2 a 2; mas perdeu para Cubatão, por 4 a 0. Assim, foi eliminado da competição ainda na fase sub-regional. A vaga para a próxima etapa ficou com a equipe cubatense.

Vôlei - Na última sexta-feira (17), no Ginásio Mirins III (Bairro Forte), as equipes feminina e masculina sub-19 de vôlei de Praia Grande (Secretaria de Esporte e Lazer – SEEL) enfrentam Cubatão, na segunda e última rodada da fase sub-regional dos Joguinhos. Os rapazes e as meninas da Cidade venceram, por 2 sets a 1. Assim, garantiram os títulos desta etapa e as classificações para a fase regional (reúne os vencedores da sub-regional e do Litoral Sul). Nas rodadas anteriores, o time feminino da Cidade derrotou São Vicente, por 2 a 0. O masculino ganhou de Guarujá pelo mesmo placar.

Futsal – No último dia 15, no Ginásio Tejereba, em Guarujá, as equipe feminina sub-19 de futsal de Praia Grande jogou na terceira e última rodada da fase sub-regional Joguinhos. As meninas da Cidade empataram, em 3 a 3, com a turma de Santos. Como nos primeiros jogos, elas derrotaram Bertioga, por 1 a 0 (w.o.), e São Vicente, por 5 a 4; acabaram garantindo o título desta etapa e a classificação para a fase regional. Nos mesmos dia e local, o grupo masculino de Praia Grande perdeu, por 3 a 2, para Guarujá e encerrou a participação na competição. Nas primeiras rodadas, o selecionado local superou Cubatão por 4 a 2 e São Vicente por 5 a 4.

Dados - Esta etapa da disputa é coordenada pela Delegacia Regional da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ), localizada em Santos. Na sub-regional, as equipes jogam todas contra todas, em sede única. A que obtiver mais pontos avança para a regional (reúne os vencedores da sub-regional e do Litoral Sul). Os vencedores da regional qualificam-se para a final estadual, a qual reúne as 12 cidades campeãs regionais mais a delegação do município-sede. A 29ª edição da fase final dos Joguinhos ocorre em outubro, em local ainda não definido.

Além do vôlei, na sub-regional, Praia Grande compete com as equipes de basquete, futebol, futsal e handebol. Outras turmas de Praia Grande qualificaram-se diretamente para a fase regional. É o caso do atletismo, ginástica artística, judô e natação, masculina e feminina; e da ginástica rítmica desportiva (GR) feminina. Assim, de 14 modalidades existentes, a Cidade disputa 10; não competindo no tênis, tênis de mesa, futebol feminino, jogo de damas mistas e basquete feminino.

Confira os duelos restantes da sub-regional:

27/4 – Centro Esportivo Armando Cunha, em Cubatão
20 horas – basquete masculino – Praia Grande x Cubatão

30/4 – Ginásio Tejereba, em Guarujá
20 horas – handebol feminino – Praia Grande x Cubatão

2/5 – Centro Comunitário Beija-Flor, em São Vicente
11 horas – futebol masculino – Praia Grande x Cubatão

Retrospecto – Em 2014, em Itapetininga, a delegação sub-19 de Praia Grande (Secretarias de Esporte e Lazer – SEEL e Educação - Seduc) obteve resultados inéditos na disputa da fase final dos 28º Jogos Abertos da Juventude. Neste torneio, os times da Cidade representaram as seleções da Diretoria Regional de Esporte e Lazer (DREL) de Santos.

No basquete masculino, o grupo municipal terminou em oitavo lugar. Na primeira fase, os rapazes encerraram na liderança do grupo D, ao derrotar as turmas de Itapetininga, por 63 a 41; Presidente Prudente, por 93 a 48; e Sertãozinho, por 65 a 53. Na segunda fase, chave E, eles perderam para os selecionados de São José do Rio Preto, por 72 a 43; Taubaté, por 87 a 27; e Franca, por 113 a 39.

As equipes infantis feminina (11 e 12 anos) e masculina (12 a 14) sagraram-se campeãs gerais. Individualmente, as ginastas locais obtiveram 10 medalhas (três ouros, duas pratas e cinco bronzes). Os meninos subiram outras 10 vezes no pódio (quatro ouros, quatro pratas e dois bronzes). Na ginástica rítmica desportiva (GR), as meninas da Cidade garantiram a oitava posição.

O selecionado de judô conquistou cinco medalhas (três ouros, uma prata e um bronze); foi vice-campeão no feminino e quarto colocado no masculino. A equipe de atletismo obteve duas medalhas (um ouro e um bronze), sendo o grupo masculino 12º colocado e o feminino 14º. Na natação, o grupo masculino terminou em 14º lugar. A turma municipal feminina encerrou em 16º Lugar.

Em 2013, a SELJ não realizou a fase final dos Joguinhos. Um total de 90 atletas de Praia Grande qualificaram-se para disputar a etapa final. Representarim a Cidade, as seleções de atletismo masculina e feminina (M/F); futsal M/F, judô M/F, ginástica artística M/F, ginástica rítmica desportiva (GRD) F, natação M/F e tênis M. Todas foram ganhadoras das etapas regionais e sub-regionais.

Em 2012, em Presidente Prudente, a delegação municipal de 60 atletas, em cinco modalidades, faturou 20 medalhas (oito ouros, quatro pratas e oito bronzes) na final estadual dos Joguinhos. Foi o melhor resultado da Cidade na competição. Por equipes, as judocas e as ginastas foram campeãs gerais pela primeira vez. A equipe de atletismo feminino foi quarta colocada, posição inédita. A turma do handebol ficou em sétimo lugar. As meninas da GRD obtiveram um histórico 13º lugar. O time de atletismo masculino acabou na 25ª colocação.

Em 2011, na cidade de Osvaldo Cruz, a delegação local de 50 competidores em cinco esportes, obteve 11 medalhas (cinco ouros, três pratas e três bronzes). Por times, o judô feminino de Praia Grande sagrou-se vice-campeão. As meninas da ginástica artística terminaram em terceiro lugar. O grupo do handebol masculino garantiu o quinto posicionamento. O time masculino de judô ficou na sétima posição. As garotas do atletismo acabaram na oitava colocação. O selecionado de Ginástica Rítmica Desportiva encerrou em 16º lugar. Os meninos do atletismo foram 33º colocados.