Estado lança nesta terça em Praia Grande programa Ação Jovem

Secretária estadual estará presente no auditório da Seduc, ás 14h30

Por Ana Flávia Scarelli | 21/3/2005

Foto Indisponivel

A Baixada Santista irá conhecer nesta terça-feira, dia 22/3, o Projeto “Ação Jovem”. A apresentação e a assinatura do termo de adesão dos municípios da região acontecem no Auditório Jornalista Roberto Marinho, da Secretaria de Educação de Praia Grande – Seduc, a partir das 14h30. De autoria do Governo do Estado, o Ação Jovem foi implantado na Grande São Paulo em 2004. Este ano, o projeto irá se estender às regiões de Campinas, Baixada Santista e outras grandes cidades do entorno, com a pretensão de atingir 25 mil jovens.
A apresentação do projeto será feita por Maria Helena Guimarães de Castro, que a frente da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, desenvolve o Ação Jovem, entre outros programas.
O QUE É O AÇÃO – O Governo do Estado de São Paulo lançou o Projeto Ação Jovem para enfrentar situações de pobreza e exclusão social de jovens, criando a oportunidade para aqueles que não puderam freqüentar a escola na idade apropriada.
O objetivo do projeto é beneficiar jovens que estão fora da escola, na faixa etária de 15 a 24 anos e com ensino fundamental ou ensino médio incompletos, de ambos os sexos, provenientes de famílias domiciliadas nos setores censitários de alta concentração de pobreza, com renda familiar comprovada de até dois salários mínimos, através de um apoio financeiro de R$ 60,00 mensais.
Os jovens selecionados devem, obrigatoriamente matricular-se na rede de ensino público, no ensino fundamental, ou na educação de jovens e adultos.
Além do incentivo financeiro, o programa também promove ações que possibilitem a inserção do jovem no circuito de bens, serviços e riquezas da sociedade, possibilitando o acesso à rede de proteção social e ações que capacitem para o mundo de trabalho.
O critério de seleção irá priorizar jovens de famílias com menor renda per capita mensal. O período de permanência no programa é de até 12 meses, podendo permanecer por igual período mediante avaliação de resultados, observando a freqüência do jovem na escola ou no curso de capacitação no qual está matriculado.
ETAPAS – O Ação Jovem está dividido em duas etapas. Na primeira, acontece a divulgação do projeto nas prefeituras, a inscrição e seleção dos jovens e a inserção destes jovens num sistema do cadastro Pró-Social, pelas prefeituras.
A segunda etapa insere os jovens na rede de ensino público, orientando e acompanhando o repasse do subsídio financeiro, favorecendo o acesso à rede de proteção social local.
O projeto é desenvolvido pela Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com as Secretarias Estaduais da Educação, da Cultura, do Emprego e Relações do Trabalho, da Juventude, Esporte e Lazer, da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, e com outros órgãos estaduais, prefeituras e organizações dos 2º e 3º setores.