Escolas resgatam a magia do brincar

Semana temática conscientiza sobre importância do brincar no desenvolvimento infantil

Por Priscila Sellis | 1/6/2015

Com o objetivo de ampliar a consciência sobre a importância das brincadeiras para o desenvolvimento infantil, a Secretaria de Educação (Seduc) promoveu na rede municipal a Semana do Brincar, de 25 a 29 de maio. Durante toda a semana, as escolas de Educação Infantil e Creche promoveram um tempo maior de brincadeiras e de forma diferenciada.

Os pais também foram convidados a brincarem com os filhos nas escolas. “O objetivo foi contribuir para o aumento da sensibilização e da consciência sobre a importância do brincar para o desenvolvimento das crianças. Além disso, o evento promoveu uma reflexão sobre os impactos de termos cada vez menos tempo para essa ação tão fundamental para a infância”, comentou a chefe da Divisão de ensino Infantil, Sandra Aparecida dos Santos.

Na escola Gregório França de Siqueira, por exemplo, as crianças brincaram de boliche, corrida do saco, lençol-bol, chute a gol, passa anel, pula corda e amarelinha. A escola foi toda decorada de forma alusiva ao tema e ainda contou com um palhaço na animação da turma. “Ao longo da semana, as crianças também confeccionaram alguns brinquedos, como peteca e bilboquê. Pra elas, foi uma festa”, conta a diretora da unidade, Adriana Valpereiro Martin.

Os pais também participaram das brincadeiras em alguns momentos. “Eu recebi o bilhete da escola falando da importância do brincar e das atividades dessa semana, vim participar e estou achando muito interessante”, disse uma das mães presentes, Natália Bento.

Outra mãe, Alessandra Panariello, elogiou a iniciativa. “Hoje com toda a tecnologia disponível, as crianças perdem um pouco o interesse pelo brincar. Então, achei super interessante e muito importante essa ênfase que a escola está dando para o assunto”.

Mãe de dois alunos, Luciana Nascimento ficou entusiasmada com a Semana especial. “Ensinar na base da diversão dá muito mais resultado e atrai a atenção das crianças. Por isso, acredito na importância das brincadeiras, não só na escola, mas também em casa. Tenho essa consciência e faço questão de brincar com meus filhos. E aqui na escola também estou aproveitando pra me divertir com as crianças. Que nós possamos preservar a criança que existe dentro da gente”.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.