Judocas lutam no Troféu Brasil

Atletas da Cidade participam de evento nacional

Por Fabricio Tinêo | 11/6/2015

Nestes sábado e domingo (13 e 14), a partir das 9 horas, no Ginásio Poliesportivo Abaeté, em Taubaté, a equipe de Praia Grande (Secretarias de Esporte e Lazer – SEEL e Educação – Seduc) disputa o troféu Brasil Interclubes de Judô, categorias sub-18, sub-21 e sênior (mais de 21 anos), evento regido pela Confederação Brasileira (CBJ) com apoio da Federação Paulista (FPJ). Na sexta-feira (12), às 19 horas, acontece a pesagem dos atletas e sorteio das chaves de lutas.

Para participar do Troféu Brasil, os judocas devem ter graduação mínima nas faixas roxa (masculina) e verde (feminina). A competição também servirá como qualificatória para o Grand Prix Nacional de Clubes (principal competição interclubes do país) que tem a edição masculina programada para os dias 7 e 8 de novembro, em São Paulo, Capital; e a feminina prevista para dias 21 e 22 de novembro, em Goiânia, Goiás.

Representam Praia Grande na competição, na sênior, Gilmara Cristina Prudêncio, peso meio-médio (57 a 63 kg) e Bruno de Araújo Santana, no leve (60 a 66 kg); na sub-21, Flávio Roberto de Oliveira Júnior, pesado (mais de 100 kg); Piter Alisson Alves Ribeiro, superligeiro (até 55 kg); na sub-18, Thamiris Anacleto Neris Cabral, meio-médio (52 a 57 kg). Os atletas têm coordenação dos professores Alberto Bittencourt, Danusa Shira e Rodrigo de Matos.

Retrospecto – Em 2014, em Blumenau, Santa Catarina, Agatha Martins Silva, pesado (mais de 78 kg), sênior, terminou em quinto lugar na disputa do Troféu Brasil de Judô. Na primeira luta, Agatha venceu Riva Coelho (Palmeiras/São Paulo). Depois foi derrotada por Manoela Inocêncio (KIAI/SP). Assim, foi para a repescagem na qual acabou perdendo para Lorena Coelho (Santa Catarina). Já Gilmara (Descartari – Distribuidora de produtos descartáveis), lutou no leve (52 a 57 quilos). Ela foi derrotada na primeira luta pela carioca Tamires da Silva.

No Troféu Brasil de 2013, em Belo Horizonte, Minas Gerais, quatro atletas de Praia Grande competiram mas não ganharam medalhas. Lutaram pela Cidade Geovana Soares de Lima e Gilmara, peso leve, Jheniffer Stephany Ferreira Ernandes e Laura Maria Nunes Pimenta, superligeiro (até 44 kg). Em 2009, no Ginásio da Sogipa, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, Renato Flor Florio, pesado (mais de 100 kg), perdeu na primeira luta do torneio.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.