Joguinhos: futsal e handebol avançam às quartas de final

Times da Cidade disputam títulos estaduais sub-19

Por Fabricio Tinêo | 22/6/2015

As equipes sub-19 de futsal feminino e handebol masculino de Praia Grande (Secretaria de Esporte e Lazer – SEEL) qualificaram-se para a fase quartas de final (oito melhores) dos 32º Jogos Abertos da Juventude, os Joguinhos, evento sub-19 regido pela Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ). Os times municipais representam a Diretoria Regional de Esporte e Lazer (DREL) de Santos. A competição, iniciada no último dia 20, ocorre até o próximo sábado (27), em Pirassununga.

Disputando a primeira fase, atuando pelo grupo D, as meninas do futsal ganharam, por 4 a 2, de Orlândia e por 2 a 1 de Piracicaba. Os rapazes do handebol competindo no grupo A, ganharam as três primeiras partidas contra Bebedouro por 30 a 20, Ourinhos por 37 a 13 e Jacareí por 27 a 25. Assim, os dois selecionados garantiram a primeira colocação.

O sorteio para a definição dos grupos (duas chaves com quatro times cada nas quais as equipes jogam todas contra todas dentro das chaves qualificando-se as duas melhores de cada grupo para a etapa final) ocorre na noite desta segunda-feira.

Nestas terça e quarta-feiras (23 e 24), os selecionados praia-grandenses de ginástica artística e natação feminina e masculina; entram em ação nos Joguinhos. Nas quinta e sextas-feiras (25 e 26), é a vez das turmas de atletismo feminino e masculino; e ginástica rítmica desportiva feminina competirem. Na sexta-feira (26), acontece o torneio de judô com participação das meninas e rapazes de Praia Grande.

Eliminadas – Ainda na primeira fase dos Joguinhos, outras duas equipes de Praia Grande foram eliminadas da competição. Pela chave A, a turma masculina local de basquete venceu, por 60 a 28, Rincão; mas perdeu para Franca por 111 a 60; e para São José do Rio Preto por 79 a 57. Já a seleção municipal de vôlei feminino foi derrotada, por 2 sets a 0, pelos times de Araraquara, Jundiaí e São José do Rio Preto.

O número de 100 atletas qualificados para os Joguinhos é o novo recorde municipal. Praia Grande classificou a final estadual as equipes e atletas de atletismo feminino (F) – sete competidoras no total - e masculino (M) – cinco; basquete M (12), futsal F (14), ginástica artística F/M (6/6), ginástica rítmica desportiva (8), handebol M (16), judô F (3), judô M (1), natação F (6), natação M (4) e vôlei F (12).

Dados - A final estadual reúne as equipes e atletas campeãs da etapa regional (a SELJ divide o Estado em 12 Regiões Esportivas), mais os times e desportistas dos municípios-sedes das fases regional e final; mais os ganhadores dos Joguinhos de 2014. Nesta decisão, os times de cada cidade representam as respectivas Regiões. No caso de Praia Grande, os competidores municipais integram as seleções da Diretoria Regional de Esporte e Lazer (DREL) de Santos.

No total, disputam-se 15 modalidades: atletismo feminino (F) e masculino (M) – envolve jovens de 15 a 19 anos; basquete F/M (14 a 19 anos), damas mista (9 a 19), futebol F/M (15 a 19), futsal F/M (15 a 19), ginástica artística F (9 a 14) e M (9 a 16); ginástica rítmica desportiva F (9 a 14), handebol F/M (14 a 19), judô F/M (15 a 19), natação F/M (10 a 19), tênis F/M (12 a 19), tênis de mesa F/M (12 a 19), vôlei F/M (14 a 19), vôlei de praia F/M (14 a 19) e xadrez F/M (9 a 19).

Para chegar a final estadual, os times praia-grandenses passaram pelas etapas sub-regional (envolve apenas cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista) e regional (reúne os vencedores da sub-regional, mais os ganhadores das disputas do Litoral Sul e Vale do Ribeira). Estas fases dos Joguinhos são coordenadas pela Diretoria Regional de Esporte e Lazer (DREL) de Santos – sob supervisão da SELJ.

Retrospecto – Em 2014, em Itapetininga, os 58 competidores da delegação de Praia Grande obtiveram resultados inéditos na final dos Joguinhos. O basquete M terminou em oitavo lugar. As equipes infantis F (11 e 12 anos) e M (12 a 14) de ginástica artística sagraram-se campeãs gerais e obtiveram 20 medalhas (sete ouros, seis pratas e sete bronzes). As meninas da ginástica rítmica garantiram a oitava posição. O judô conquistou cinco medalhas (três ouros, uma prata e um bronze); foi vice-campeão no F e quarto colocado no M. O atletismo obteve duas medalhas (um ouro e um bronze), sendo o grupo M 12º colocado e o F 14º. Os nadadores terminaram em 14º lugar; as nadadoras em 16º.

Em 2013, a SELJ não realizou a fase final dos Joguinhos. Um total de 90 atletas de Praia Grande qualificaram-se para disputar a etapa final. Representaram a Cidade, as seleções de atletismo masculina e feminina (M/F); futsal M/F, judô M/F, ginástica artística M/F, ginástica rítmica desportiva (GRD) F, natação M/F e tênis M. Todas foram ganhadoras das etapas regionais e sub-regionais.

Em 2012, em Presidente Prudente, a delegação municipal de 60 atletas, em cinco modalidades, faturou 20 medalhas (oito ouros, quatro pratas e oito bronzes) na final estadual dos Joguinhos. Foi o melhor resultado da Cidade na competição. Por equipes, as judocas e as ginastas foram campeãs gerais pela primeira vez. A equipe de atletismo feminino foi quarta colocada, posição inédita. A turma do handebol ficou em sétimo lugar. As meninas da GRD obtiveram um histórico 13º lugar. O time de atletismo masculino acabou na 25ª colocação.

Em 2011, na cidade de Osvaldo Cruz, a delegação local de 50 competidores em cinco esportes, obteve 11 medalhas (cinco ouros, três pratas e três bronzes). Por times, o judô feminino de Praia Grande sagrou-se vice-campeão. As meninas da ginástica artística terminaram em terceiro lugar. O grupo do handebol masculino garantiu o quinto posicionamento. O time masculino de judô ficou na sétima posição. As garotas do atletismo acabaram na oitava colocação. O selecionado de Ginástica Rítmica Desportiva encerrou em 16º lugar. Os meninos do atletismo foram 33º colocados.

Resultados – Confira as escalações e os resultados das equipes de Praia Grande na final estadual dos Jogos Abertos da Juventude de 2015:

Futsal feminino
Aline Suelen dos Santos, Ana Beatriz de Araújo Queiroz, Andreza Castro Guedes, Bruna Oliveira Batista, Carolina Pinheiro Barros, Edely Meirelles Fontes, Isadora Rossa Casagrande, Ivelin Lins dos Santos, Letícia Aleixo Costa, Mariane Alves da Corte Gonçalves, Milena Paulo Silva Santos e Yasmin Nascimento Santos.
Técnico: Fernando César Boleli. Auxiliares: Bonifácio Soares da Silva, Paulo Roberto Peres Ramos e Rodrigo Félix da Silva Amorim.

Primeira fase – grupo D
21/6 – Praia Grande 4 x 2 Orlândia
22/6 – Praia Grande 2 x 1 Piracicaba

Handebol masculino
Brenno Moreira Santos, Elder Lucas dos Santos, Erick Gonçalves da Silva Andrade, Flávio Vinicius Lemos da Silva, Gabriel Paiva da Silva Braga, Guilherme Guier Vieira, Jefferson Barbosa dos Santos, João Henrique Rodrigues de Matos Santos, João Pedro Oliveira Goes Di Giorge, José Roberto dos Santos Pereira Filho, Josias Martins Eleutério, Leandro Alves Monte da Silva, Luan Roberto Main, Lucas Navarreto Botelho, Maicon Bruno Troni e Vinícios Ângelo Lima de Carvalho.
Técnicos: Evandro Luiz Andrade e Luciene Gonçalves da Silva

Primeira fase – grupo A
20/6 – Praia Grande 30 x 20 Bebedouro
21/6 – Praia Grande 37 x 13 Ourinhos
22/6 - Praia Grande 27 x 25 Jacareí

Basquete masculino (eliminado)
Bruno Rezende Caselato, Gabriel Nascimento Starnini, Guilherme de Oliveira Brandão, Henrique Vieira Jorge Luz, Júlio César Santos de Sousa, Leoncio Cauê de Oliveira Cordeiro, Lucas Paulo Alves de Souza, Matheus Soares de Araújo Castro, Nathan Cabrera de Paula Mattos, Rafael de Lima, Tiago Cruz da Silva e Vinicius Santana Cardoso.
Técnicos: Osvaldo José de Assis Pinheiro e Esdras Antônio Gouveia . Auxiliar: Lucas Camargo Silva de Oliveira.

Primeira fase – grupo A
20/6 – Praia Grande 60 x 111 Franca
21/6 – Praia Grande 57 x 79 São José do Rio Preto
22/6 – Praia Grande 60 x 28 Rincão

Vôlei feminino (eliminado)
Agatha Nascimento Carpinelli, Beatriz Fernandes Rodrigues, Beatriz Trancoso Lopes, Bruna Evellyn Oliveira Santos, Camilla Mohallem Correa Machado, Dhovana Porfírio de Oliveira, Fernanda Rocha Martins, Isabella Martins Queiroz, Jéssica de Souza Alves Pinto, Joyce da Silva Lima, Júlia Costa da Silva e Micaeli da Silva Moraes.
Técnicas: Paula Rita Camerini e Shana Krindges. Auxiliar: Ana Lúcia Ribeiro.

Primeira fase – grupo D
20/6 – Praia Grande 0 x 2 Araraquara
21/6 – Praia Grande 0 x 2 São José do Rio Preto
22/6 – Praia Grande 0 x 2 Jundiaí

Atletismo masculino
Daniel Crescente Arantes – revezamentos 4x100 e 4x400 metros
Dyorgenes Gleyson Farias dos Santos - 4x100 e 4x400 metros
Felipe Wanderlei Domingues Rodrigues – 1500 e 5000 metros
Gabriel Costa Santana Silva – 200, 400, 4x100 e 4x400 metros
Jonathan Silva Mendes Vieira - 4x100 e 4x400 metros
Técnicos: Rodrigo Augusto da Silva Rosa e Flávio Barbosa da Cruz

Atletismo feminino
Adiely Augusto Ribeiro – lançamento do disco e arremesso do peso
Ana Carolina Pereira da Cruz – peso
Ana Caroline Aguiar da Silva – lançamento do martelo
Cinthia Oliveira de Souza – lançamento do dardo
Thayná Boschin da Silva – martelo
Thayná Urbano Aguiar da Silva – 800 e 1500 metros rasos
Yasmim Araújo Pereira Bassedon – 200 e 400 metros
Técnicos: Rodrigo Augusto da Silva Rosa e Flávio Barbosa da Cruz

Ginástica Artística feminina
Amanda Kathleen de Souza Santos, Camille Giovanini Fonseca, Júlia dos Santos Souza, Kailane Araújo Fontes, Larissa de Barros Monroes Pereira e Nicole Piacentini de Freitas Pereira.
Técnicos: Caio Américo Costa, Luís Carlos Mitio Okuda e Leandro Savador Heredia.

Ginástica Artística masculina
Alek Wiazowski, Gabriel Oliveira de Jesus, Marcelo Freire da Fonseca Ferreira dos Santos, Thauan dos Santos Laia, William Domingos dos Santos Filho e Ytallo Machado Loria.
Técnicos: Caio Américo Costa, Luís Carlos Mitio Okuda e Leandro Savador Heredia.

Ginástica rítmica desportiva
Bruna Costa, Caroline Moura da Silva, Giovanna Silva de Melo, Jenyffer Adriane Alves Siola, Julia Maia Agrela, Thalita Pereira Andrade e Vanderleia de Souza Gonçalves.
Técnica: Flávia Beatriz Ferro. Auxiliar: Maria Clara Quintiliano Eleotério

Judô masculino
Chrystian Capelas Jesus, peso meio-leve (55 a 60 quilos)
Técnicos: Alberto Silva Bittencourt, Danusa Shira Bittencourt e Rodrigo de Matos Pereira

Judô feminino
Isabella Souza Damaceno, leve (40 a 44 kg)
Thamiris Anacleto Néris Cabral, meio-médio (52 a 57 kg)
Amanda Silva Souza, pesado (mais de 78 kg)
Técnicos: Alberto Silva Bittencourt, Danusa Shira Bittencourt e Rodrigo de Matos Pereira

Natação masculina
Gabriel da Silva Gonçalves – 4x100 livres e 4x100 medley
João Vitor Xavier Nogueira – 4x100 livres e 4x100 medley
João Elias da Silva Gonçalves – 4x100 livres e 4x100 medley
Luiz Fellipe Paes – 400 livres, 4x100 livres e 4x100 medley
Técnico: Régis dos Anjos Aguiar

Natação feminina
Daniela Luiz Queiros dos Santos – 400 metros livres, revezamentos 4x100 livres e 4x100 medley
Emanuelle Costenaro da Silva – 400 livres e 4x100 livres
Isabella Silva de Carvalho – 100 borboleta e 4x100 medley
Larissa de Almeida Claudino – 100 peito, 100 borboleta, 200 medley, 4x100 livres e 4x100 medley
Marina Lapetina Santos – 100 costas
Rafaela Rosa Duarte da Silva – 50 livres, 100 costas, 4x100 livres e 4x100 medley
Técnico: Régis dos Anjos Aguiar

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.