Alunos participam de aula inaugural de Curso de Soldagem

A carga horária é de 72 horas/aula, com duração de um mês

Por Sílvia Carvalho | 22/6/2015

Cerca de 30 jovens participaram nesta segunda-feira (22) da aula inaugural do Curso de Soldagem, no Bairro Mirim. O curso é promovido por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Trabalho (Sedettra), em parceria com a Secretaria de Promoção Social (Sepros) e com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Um galpão foi preparado com materiais para a realização das aulas práticas. No local, os estudantes aprenderão o processo de soldagem de eletrodo revestido e de Tungsten Inert Gas (TIG) que é a técnica utilizada principalmente para soldagem de tubulações. O curso tem duração de um mês, totalizando 72 horas, sendo 80% de aulas práticas.

De acordo com o titular da Sedettra, Nilson Carlos Duarte da Silva, os recursos utilizados nesse curso são do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e são utilizados com os jovens em situação de vulnerabilidade social. “Esse é um projeto de extrema relevância, pois dá oportunidade aos jovens e atende o mercado que mais cresce na Baixada Santista devido à instalação de algumas empresas do ramo, como a Petrobras.”

Os jovens já sairão do curso como soldadores profissionais e poderão trabalhar tanto em indústrias, quanto em empresas comerciais. De acordo com o coordenador da Qualifica Cursos, Alexandre Takeda, os alunos poderão atuar em vários campos. “A soldagem é uma profissão antiga. Ela existe há mais de quatro mil anos e não vai acabar, só passa por aperfeiçoamentos. Tudo está ligado à solda: desde a montagem de uma moto até os dutos de grandes empresas”.

Takeda ainda explicou que não existe nenhum tipo de risco ao soldador se ele usar o equipamento correto. E garante que esse é um mercado promissor. “No Estado, a média salarial é de R$1,4 mil para auxiliar de soldagem. Temos uma ex-aluna que ganha em média R$ 7 mil por mês trabalhando em diversos lugares do país”, ressalta.

Futuro promissor- De acordo com a Qualifica Cursos a empregabilidade na área é de 72%. O estudante Carlos Henrique Norberto Santos acredita que terá um futuro promissor depois que terminar o curso de Soldagem. “Terei um emprego daqui para frente e quero me aprimorar na área. Vou ser técnico e engenheiro nessa área e seguir por ela, até onde Deus quiser”.

O estudante do ensino técnico em Construção Civil, Lucas Marin, pretende conciliar os conhecimentos técnicos com o curso de Soldagem. “Busco conhecimento na área de Soldagem, pois quero aprender para poder monitorar os soldadores de uma obra”.

Avança PG- Capacitar os moradores da Cidade está entre as metas do programa Avança PG, dentro do eixo Cidade Progresso. O programa foi lançado no final de 2013 e integra uma série de ações planejadas para o triênio 2014-2016, distribuídas dez grandes eixos de atuação. O Cidade Progresso visa oferecer cursos com base nas vocações existentes no Município.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.