Emoção e comemoração no encerramento dos Jogos Regionais dos Idosos

Praia Grande ficou com o 1º lugar no quadro geral de pontuação

Por Luciano Agemiro | 28/6/2015

A festa foi em casa, após os quatro dias de competição da 19ª edição dos Jogos Regionais dos Idosos. Com 117 pontos acumulados, à frente de Osasco, com 114 e Santos, com 110, a delegação de Praia Grande fez a festa na cerimônia de premiação. Teve abraço, agradecimento, sorrisos e muito choro. Até o prefeito e a primeira-dama participaram da festa.

Após o término das partidas finais do vôlei adaptado, realizadas neste domingo (28), as calculadoras foram colocadas para funcionar e somar os pontos de cada cidade. Antes mesmo do anúncio oficial, já se ouvia gritos de “é campeão” dos atletas praia-grandenses. Alguns minutos depois, a certeza e as lágrimas. Técnicos e professores se abraçaram. Os atletas quebraram o protocolo e fizeram uma volta olímpica assim que pegaram o troféu de primeiro lugar.

Na empolgação, o prefeito Alberto Mourão foi pego no colo e jogado ao ar pelos atletas. Em seguida, foi a vez da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, ser lançada ao ar pelos campeões. “Tive um pouquinho de medo, mas depois eu gostei. É uma sensação boa”, brincou.

Sobre a primeira colocação, Maruca destacou o trabalho realizado no Município, onde os idosos têm total atenção e incentivo à prática da atividade física como forma de promover qualidade de vida. “Estamos muito felizes com os resultados. Quero agradecer a toda equipe que se envolveu na organização, desde os motoristas, pessoal da limpeza, coordenadores, técnicos, atletas. Este resultado é soma de todos os esforços”.

Para o prefeito, o primeiro lugar na competição mostra que o investimento do Município na Melhor Idade foi feito de maneira correta e traz benefícios para toda a sociedade. “Recebi muito carinho dos visitantes, eles elogiaram muito o nosso atendimento. Para mim, é o coroamento do trabalho que é realizado todos os dias, há anos. Ficamos na frente de muitos municípios com tradição no JORI. Estou muito feliz”.

Para o pessoal de Praia Grande, a 19ª edição dos Jogos Regionais dos Idosos terminou assim: quem organizou ficou feliz por dar certo e quem participou ficou feliz por ser campeão.

Estrutura – Quase 600 pessoas se mobilizaram para que o JORI pudesse acontecer. Profissionais de Segurança, Saúde, Esporte, limpeza e organização das provas. Cerca de 450 destes, funcionários mobilizados pelo Município e o restante, de responsabilidade do Estado. Todos empenhados e com vontade de fazer com que o evento fosse um sucesso.

Quase todas as secretarias municipais se envolveram no JORI, cedendo veículos para transporte, funcionários, guardas civis e agentes de saúde.

Além de Praia Grande, outras 42 cidades se instalaram e se alimentaram nas 13 colônias de férias que abriram espaço para os 2.600 competidores e 890 responsáveis pelas delegações. Tudo concentrado na Avenida dos Sindicatos, inclusive o comitê organizador, onde todos os envolvidos trabalhavam, o que permitiu que decisões fossem tomadas e executadas rapidamente.

Toda essa atenção foi reconhecida pelos competidores.

A aposentada Geni dos Santos, de Osasco, foi uma das participantes e fez questão de deixar registrado que gostou muito do atendimento dado aos idosos aqui em Praia Grande. “Já conhecia a Cidade, mas dessa vez foi diferente. O respeito que eles tiveram com a gente, a atenção, o conforto dos nossos quartos, foi tudo muito maravilhoso”.