PG participa do congresso técnico dos 59º Jogos Regionais

Equipe da Cidade compete em São Bernardo do Campo, em julho

Por Fabricio Tinêo | 1/7/2015

Integrantes da Secretaria de Esporte e Lazer (SEEL) de Praia Grande participaram na última segunda-feira (29), em São Bernardo do Campo, do congresso técnico da 59ª edição dos Jogos Regionais do Estado de São Paulo – 1ª Região, evento regido pela Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ). O evento, que ocorre de 15 a 25 deste mês, reúne mais de cinco mil atletas em 24 modalidades esportivas.

No congresso, foram confirmadas as equipes participantes e sorteados todos os grupos e chaves de cada modalidade, além da programação geral. Representaram a SEEL o chefe de divisão de Treinamento, Esporte de Competição da Secretaria de Esporte e Lazer (SEEL), Cláudio Luiz Monteiro de Morais, o Camarão; e o professor Paulo Roberto Peres Ramos.

Nos Jogos Regionais, competem por Praia Grande mais de 380 atletas, nas 24 modalidades: atletismo masculino (M), feminino (F) e para pessoas com deficiência (PcD); basquete M, biribol M, bocha M, capoeira M/F, caratê M/F, ciclismo M/F, damas mista, futsal M/F, futebol M, ginástica rítmica F, ginástica artística M sub-16/F livre, handebol M/F, judô M/F, malha M, natação M/F/PcD, taekwondo M/F, tênis M/F, tênis de mesa M/F, vôlei M/F, vôlei de praia M/F e xadrez M/F. Apenas no basquete e futebol femininos não há representantes.

A delegação de Praia Grande fica alojada na Escola Estadual Wallace Crockane Simonsen (Rua Tasman, 449, Bairro Jardim do Mar), em São Bernardo do Campo, durante a disputa da 59ª edição dos Jogos Regionais. Em 2014, a turma local terminou em sexto lugar, com 123 pontos e 80 medalhas (29 ouros, 33 pratas e 18 bronzes). Os pódios foram conquistados nos torneios de atletismo masculino (M) e para pessoas com deficiência (PcD), caratê feminino (F), ginástica artística M sub-16, judô F/M, natação PcD, vôlei de praia M/F.

Dados - A abertura oficial dos Jogos Regionais 2015 acontece em 15 de julho. A eleição para a escolha do município-sede de 2017 desenvolve-se no dia 19 de julho. A cerimônia de encerramento rola no dia 25 de julho. Para 2016, ainda não há sede definida. Nos Jogos Regionais disputam-se 24 modalidades.

Na primeira região, competem 31 cidades. Na primeira divisão, estão São Bernardo do Campo (atual bicampeã – 2013 e 2014), Santos, São Caetano do Sul, Santo André, Osasco, Barueri, Guarujá e Praia Grande (oito primeiras colocadas de 2014); mais Ribeirão Pires e Peruíbe (campeã e vice da segunda divisão na temporada passada).

Na série A-2 disputam Bertioga, Itanhaém, São Vicente, Cubatão, Mongaguá, Itariri, Pedro de Toledo, Mauá, Rio Grande da Serra, Carapicuíba, Diadema, Cotia, Embu, Itapecerica da Serra, Itapevi, Jandira, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra, Embu-Guaçu e Vargem Grande Paulista.

Regulamento – Os Jogos Regionais são uma competição classificatória para os Jogos Abertos do Interior (JAI) Horácio Baby Barioni. A SELJ divide as cidades do Estado em oito blocos (Regiões). A 1ª Região é onde estão Praia Grande e os demais municípios da Baixada Santista. A classificação para o JAI pode ocorrer por equipes, índices individuais (como na natação e no atletismo), colocação nos JAI do ano anterior e ainda convite da Secretaria Estadual. No caso de dupla classificação, a cidade subsequente na colocação dos JR do ano vigente garante a vaga. O município sede também está assegurado em todas as disputas.

A participação nos JAI adota determinados critérios. Para primeira divisão, qualificam-se os três municípios melhores colocados na classificação geral dos Jogos Abertos do ano anterior; a cidade campeã geral, de cada uma das oito regiões esportivas dos JR; e o município sede dos Jogos Abertos, podendo este disputar todas as modalidades que tenha participado nos JR do mesmo ano.

Excluídos os integrantes classificados para a primeira divisão e da classe especial dos JAI, são selecionados para a segunda divisão os dois melhores colocados da primeira série e mais o melhor classificado da segunda divisão, por modalidade, categoria e sexo dos JR. Já a divisão especial pode ser disputada pelas cidades que possuem equipes de alto nível, que joguem os principais campeonatos do País, nas modalidades de basquetebol, handebol, voleibol (ambos os sexos), futsal e xadrez (masculino), por critérios estabelecidos pela Coordenadoria de Esporte e Lazer.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.