Festa da Tainha deve atrair 70 mil pessoas

Abertura do evento ocorreu na noite de sexta-feira (4)

Por Pedro Sbravatti | 5/7/2015

A 18ª edição da Festa da Tainha em Praia Grande deve atrair 70 mil pessoas no total. A estimativa é do Centro de Cultura Dalton Pinheiro Pedroso que organiza o tradicional evento gastronômico com o apoio da Prefeitura local. Este público terá a disposição 20 toneladas do pescado. A primeira noite da atração em 2015 ocorreu na sexta-feira (4). Cerca de 300 pessoas passaram pelo Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues, no Bairro Quietude, que recebe a Festa pelo segundo ano consecutivo.

Munícipes e turistas podem saborear a tainha até o dia 26, sempre às sextas-feiras, das 18 às 23 horas, sábados, das 12 às 23 horas e domingos, do 12 às 16 horas. No dia 9 de julho, feriado estadual que comemora a Revolução Constitucionalista de 1932, a Festa funciona excepcionalmente das 12 às 23 horas.

A tainha, servida na telha e acompanhada de arroz, farofa com camarão e vinagrete, serve duas pessoas e é vendida a R$ 70,00. Toda a renda é revertida para as 25 entidades assistenciais que participam do evento. Cerca de 150 voluntários trabalham na Festa.

O presidente da comissão organizadora do evento, Reinaldo Alves, comemorou o sucesso da primeira noite do evento. “A Festa da Tainha é tradicional em Praia Grande. Recebemos grande número de pessoas de outras cidades. O mais importante é que conseguimos ajudar muitas pessoas com a renda. Todos que trabalham ficam orgulhosas de colaborar de alguma forma”.

Alves confirmou que uma parte da renda da venda das tainhas também será revertida para o projeto Banco de Óculos. “Este projeto, em parceria com a Prefeitura, atende crianças carentes que passam por consulta oftalmológica na rede municipal e não podem pagar pelos óculos. Nos últimos quatro anos, 3 mil unidades foram disponibilizadas”.

O saboroso tempero das tainhas foi elogiado pelo público já na primeira noite. O casal Flavio e Glória Galeano, residentes em São Paulo, saboreou o pescado na companhia de amigos que moram em Praia Grande. “Está tudo uma delícia. A estrutura do espaço onde é realizado o evento colabora bastante e deixa todos muito a vontade. Essa foi a primeira vez que a Glória comeu uma tainha”, contou o executivo.

A primeira impressão agradou e muito a fotógrafa paulista. “Ouvia as pessoas falarem da Festa da Tainha e não entendia como era. Tinha curiosidade. Gostei bastante de tudo. De zero a dez, a nota é dez”!

Residente no Bairro Ocian, o técnico operacional Wanderley Farias Vidal já deixou claro que retornará, pelo menos, mais duas vezes na edição deste ano. “Vim no primeiro dia para fugir das filas. A tainha é uma delícia e, com certeza, voltarei aqui para comer. Também é bom porque conseguimos reunir a família e amigos”.

Estrutura e novidades – O fácil acesso ao Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues, estacionamento com área de 15 mil metros quadrados e segurança também são fatores que atraem as pessoas para a Festa da Tainha. Uma base móvel da Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande, considerada uma Central de Monitoramento sobre rodas, é um dos principais destaques do esquema especial montada para o evento.

Uma das novidades deste ano é um estande da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) da Cidade no local. Os profissionais da pasta aproveitam a oportunidade para conscientizar as pessoas sobre a importância dos temas relacionados a questões ambientais. Material informativo sobre reciclagem, coleta seletiva, os Ecopontos de Praia Grande e o Programa Cidade Vida são entregues para os visitantes da Festa.

Outra novidade de 2015 é a parceria entre a organização da Festa e a Coopervida (Cooperativa de Coletores de Materiais Orgânicos e Inorgânicos Nova Vida). Os membros da cooperativa são os responsáveis pelo recolhimento e destinação correta dos materiais descartáveis utilizados no evento.

Endereço - O Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues fica na Avenida Ministro Marcos Freire, altura do viaduto 8 da Via Expressa Sul, no Bairro Quietude.