Professor lança livro sobre história da escola Kuntz Busch

Noite de autógrafos ocorreu na Livraria Nobel, Bairro Boqueirão

Por Daniel Elias | 6/7/2015

Retratar parte do primeiro colégio existente em Praia Grande. Com este objetivo, o professor de Educação Física e História Silvio Luís dos Anjos, docente da rede municipal de ensino há 20 anos, escreveu o livro “Memórias de uma Formação Cidadã – Escola Estadual Dr. Reinaldo Kuntz Bush 1965-1978”. A noite de autógrafos ocorreu na última sexta-feira (3), na Livraria Nobel, no Bairro Boqueirão.

Silvio dos Anjos teve a ideia de escrever o livro após defender o tema em sua tese de pós-graduação. Na obra, o escritor e professor retrata um pedaço da histoóia da unidade escolar, quando ainda recebia o nome de Colégio Estadual de Praia Grande. “Sempre tive um carinho muito especial, pois nesta escola vivi momentos importantes da minha infância e adolescência”, afirmou.

Para detalhar e compartilhar fatos e curiosidades, o escritor dividiu o livro em três partes. Na primeira, antes de introduzir o leitor na história propriamente dita, ele explana sobre conceitos de Cidadania e de que forma está relacionada à educação. No segundo capítulo, o autor aborda sobre o contexto da unidade de ensino na época que se encontrava e, para finalizar a obra, traz lembranças de momentos e situações vividas no local.

Segundo o escritor, a EE Dr. Reinaldo Kuntz Bush foi a primeira unidade de ensino do Município e recebia o nome de Ginásio Estadual de Praia Grande. Em meados da década de 70, quando teve as primeiras turmas de Ensino Médio, passou a se chamar Colégio Estadual de Praia Grande. “Nesta época, o nível de excelência era muito grande. A ponto de professores de Santos virem trabalhar aqui”, lembrou o autor.

Entre os detalhes trazidos no livro, o escritor destacou uma gincana que era feita pelo ex-prefeito Dorivaldo Loria Junior, o Dozinho. De acordo com Silvio dos Anjos, o então chefe do Executivo promovia uma competição com os estudantes do colégio e a classe vencedora governava a Cidade por um dia. “Do grupo vencedor, os estudantes elegiam o prefeito, os vereadores, secretários e tomavam posse simbólica em evento realizado no antigo Paço Municipal, onde hoje funciona a Fatec”, detalhou.

Para o escritor, poder contar parte da história da EE Dr. Reinaldo Kuntz Bush é motivo de muita alegria. “O dia de hoje ficará marcado para sempre em minha vida. Não consigo explicar o turbilhão de sentimentos e coisas que passam em minha cabeça e coração. Até porque não sou escritor, então este momento tem um prazer ainda maior”.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.