Regionais classificam atletas e equipes para os Jogos Abertos

Competições estaduais são as principais entre cidades

Por Fabricio Tinêo | 15/7/2015

Foto Indisponivel

Nesta quarta-feira (15), em São Bernardo do Campo, com o início dos 59º Jogos Regionais (JR) do Estado de São Paulo – 1ª Região também começam as disputas de atletas e equipes de Praia Grande (Secretaria de Esporte e Lazer – SEEL) para conquistar vagas visando a participação nos 79º Jogos Abertos do Interior Horácio Baby Barioni, que ocorre de 26 de outubro a 7 de novembro, no município de Ribeirão Preto.

Nos Regionais, as cidades são separadas em oitos regiões esportivas no Estado. A partir daí, só os melhores se classificam para os JAI. A Baixada Santista fica na região mais disputada, ao lado do Grande ABCD. A primeira divisão, obrigatoriamente, conta com a participação das oito cidades; as seis primeiras colocadas na classificação geral nos jogos do ano anterior; mais a campeã e vice-campeã da segunda divisão do ano anterior. Todas as demais cidades competem na segunda divisão.

Regras - Os JR selecionam atletas e equipes para os JAI. Ambos são realizados anualmente. A classificação pode ocorrer por equipes, índices individuais (como na natação e no atletismo), colocação nos JAI do ano anterior e ainda convite da Secretaria Estadual. No caso de dupla classificação, a cidade subsequente na colocação dos JR do ano vigente garante a vaga. O município sede também está assegurado em todas as disputas.

Os confrontos envolvem, a partir deste ano, apenas a categoria adulta (idade livre). Existem também classes diferenciadas na ginástica artística; sub-14 (até 14 anos) para as mulheres e sub-16 (até 16 anos) para os homens; e no futebol de campo masculino: sub-20. As modalidades desenvolvidas, no masculino e feminino são atletismo, atletismo para portadores de deficiência física ou mental (PPD), basquete, boxe, capoeira, ciclismo, ginástica artística, futebol, futsal, handebol, judô, caratê, luta olímpica, natação, natação (PPD), taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez.

Só para os homens: biribol, bocha e malha. Só para as mulheres: ginástica rítmica desportiva (GRD). Misto: jogo de damas. O boxe e a luta olímpica não acontecem nos JR. Todos os municípios podem participar da disputa nos JAI. Isso ocorre devido ao baixo número de praticantes nesses esportes. As duas únicas modalidades com limite de idade são: boxe, 34 anos, e capoeira, 42 anos.

Pontuação - Cada esporte possui uma pontuação por equipes. E cada modalidade, ao final das disputas, soma pontos para as cidades no quadro de pontuação. Essa somatória determina o município campeão. Nas categorias sub-21 e livre são atribuídos nove pontos ao primeiro colocado; a partir daí, decresce até 1 ponto até o 8º colocado.

Na divisão especial é diferente. O primeiro lugar soma 13 pontos, o segundo 11 pontos, o terceiro 9 pontos. A partir daí, de 7 a 3 pontos, do 4º ao 8º posicionado. Logo, não é o quadro de medalhas que determina as colocações finais nas competições, sendo este apenas condecorativo.

Classificação – A participação nos JAI adotará determinados critérios. Para primeira divisão, qualificam-se os três municípios melhores colocados na classificação geral dos Jogos Abertos do ano anterior; a cidade campeã geral, de cada uma das oito regiões esportivas dos JR; e o município sede dos Jogos Abertos, podendo este disputar todas as modalidades que tenha participado nos JR do mesmo ano.

Excluídos os integrantes classificados para a primeira divisão e da classe especial dos JAI, são selecionados para a segunda divisão os dois melhores colocados da primeira série e mais o melhor classificado da segunda divisão, por modalidade, categoria e sexo dos JR. Já a divisão especial pode ser disputada pelas cidades que possuem equipes de alto nível, que joguem os principais campeonatos do País, nas modalidades de basquetebol, handebol, voleibol (ambos os sexos), futsal e xadrez (masculino), por critérios estabelecidos pela Coordenadoria de Esporte e Lazer.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.