Cidade ganha marca turística

Em coletiva à Imprensa, Prefeitura divulgou também ajustes feitos no brasão do Município e os logotipos dos Jogos Regionais e Associação Atlética de Praia Grande

Por | 6/4/2005

A Prefeitura de Praia Grande lançou, em coletiva à Imprensa, realizada na manhã de hoje (6/4), no Gabinete do Prefeito, uma logomarca turística da Cidade e o novo brasão, resgatado historicamente, depois de distorções em seu conteúdo, ocorridas ao longo do tempo. Na oportunidade, foram apresentados também a logomarca oficial do 49º Jogos Regionais e o distintivo das agremiações esportivas, que, independentemente da modalidade, atuarão sob a bandeira da Associação Atlética de Praia Grande.
A nova marca turística da Cidade (que não substitui o logotipo da Administração Municipal) começará a ser usada já no 49º Congresso de Municípios, que acontece a partir da próxima segunda-feira; a dos Jogos Regionais, em julho, quando o evento será realizado, assim como o logo da associação esportiva.
O Departamento de Planejamento da Informação, da Secretaria de Planejamento Estratégico e Gestão - Seplan, fez a explanação sobre os novos símbolos. Alessandro Padin, chefe do departamento, abriu o encontro explicando o que seria exibido. Em seguida, Mauro de Abreu, chefe da Divisão de Marketing do mesmo departamento, falou sobre o que levou a Administração a fazer os ajustes do brasão: “Desde sua criação, em 73, o brasão foi sendo distorcido e encontramos seis ou sete versões suas. Entre as incorreções estavam a forma do leão, a falta de cor no escudeto, a inversão de cores da cruz, a forma das folhas”.
Mônica Solange Rodrigues e Silva, responsável pela Seção do Patrimônio Histórico do Departamento de Cultura da Secretaria de Cultura e Eventos –Secult, falou depois da Heráldica de Domínio, ciência dos brasões, cuja forma segue normas internacionais. E discorreu sobre alguns símbolos contidos no brasão de Praia Grande: as armas de Martim Afonso de Souza, a Cruz de Cristo, o Morro do Xixová, ramos de louro e de carvalho e a faixa com a legenda em latim Mare Nostrum (nosso mar). O castelo de oito coroas representa a condição de município.
Mauro de Abreu retomou a palavra para mostrar a nova marca turística de Praia Grande, desvinculada do logotipo da Administração Municipal. Pretende-se que a marca seja utilizada pelos moradores e pelo comércio para destacar a vocação turística da Cidade. A marca tem os dizeres “Praia Grande, a nossa praia”, em azul e verde, com reflexos da cor da água e uma gaivota estilizada.
O Congresso de Municípios já terá a marca turística, que estará também num novo guia da Cidade, a ser lançado pela Prefeitura no evento. Inicialmente, serão cerca de 10 mil exemplares do guia de Turismo.
O logotipo dos Jogos Regionais também foi exibido. Mauro disse que a criação procurou “fugir do clichê do uso de tochas, estrelas e anéis olímpicos”, presente em quase todo certame esportivo de grande porte e buscou enfatizar o dinamismo e a competição. Também em verde e azul, a marca dos jogos apresenta um atleta em velocidade estilizado. O distintivo da Associação Atlética indica apenas as iniciais da Cidade (PG 2005) e mantém as cores azul e verde.
JOGOS – O secretário de Esportes, Juventude e Lazer –Sejel, José Carlos de Souza, encerrou a coletiva fazendo uma explanação sobre o andamento dos preparativos dos Jogos Regionais, que serão realizados de 20 a 31 de julho em Praia Grande. Destacou a construção de dois ginásios poliesportivos, cujas obras estão em andamento: um na Avenida Presidente Kennedy, na Vila Tupi, ao lado da Escola Municipal José Padin Mouta, e outro na Avenida dos Trabalhadores, na Vila Antártica, próximo à Escola Estadual Sylvia de Mello. Os locais terão quadras de padrão internacional, com a medida de 20X40 e piso de madeira, enquanto as arquibancadas poderão abrigar até mil pessoas. As dependências, batizadas como Núcleos de Treinamento Técnico, contarão ainda com placar eletrônico, salas para a prática de judô, karatê e capoeira, sala de musculação, quatro vestiários, lavanderia e setor administrativo. Após os jogos, os locais serão de uso da comunidade.
O secretário falou também do salto qualitativo que está sendo dado na área de esportes e lazer e que, “independentemente dos resultados dos Jogos Regionais, Praia Grande já pode considerar-se campeã pela estrutura que está oferecendo a seus munícipes”. O esporte como fator de inclusão social foi outro ponto destacado por Souza, que levou ao encontro atletas de judô e tênis de mesa, campeões paulistas, egressos das escolinhas esportivas mantidas pela Prefeitura.
Praia Grande será a sede dos Jogos Regionais pela primeira vez. E também pela primeira vez nos 49 anos de história da competição, a Capital de São Paulo estará participando da disputa. Serão 39 cidades e mais de 10 mil atletas. Só na construção dos ginásios, a Prefeitura está investindo mais de R$ 5 milhões.