Secretaria de Saúde Pública revitaliza Pronto-socorro Quietude

Ação faz parte das metas do Programa Avança PG

Por Pedro Sbravatti | 24/7/2015

A Secretaria de Saúde Púbica (Sesap) de Praia Grande iniciou nesta semana amplos trabalhos de revitalização do Pronto-socorro Quietude. A importante unidade que faz parte do setor de Urgência e Emergência fica localizada na Avenida Ministro Marcos Freire, s/nº, Bairro Quietude. O atendimento no local não será paralisado nem suspenso durante a realização dos serviços.
O titular da Sesap, Francisco Jaimez Gago, ressaltou que todos os trabalhos no PS Quietude objetivam melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados aos munícipes no equipamento. “Praia Grande está revitalizando e ampliando suas unidades de Saúde. Com isso, as pessoas atendidas contam com mais conforto e os profissionais com maior estrutura”.

A ação faz parte das metas do eixo Cidade Saúde do Avança PG. O programa é um conjunto de medidas planejadas para o triênio 2014-2016, distribuídas por dez grandes eixos de atuação, de acordo com os setores do Município.

Entre os serviços que já estão em andamento na unidade, destaque para as revisões do telhado, dos sistemas hidráulico e elétrico, nova pintura interna e externa, troca de pisos, azulejos e portas, além da manutenção de alguns equipamentos hospitalares. A Divisão de Manutenção de Prédios e o Departamento de Manutenção da Sesap são os responsáveis pelos trabalhos.

A unidade também passará a contar com um novo posto policial. As salas de esterilização, isolamento e de medicação também receberão melhorias e serão reestruturadas, assim como as áreas de Urgência e Emergência Infantil e Adulto.

Classificação de Risco – Além do PS Quietude, Praia Grande conta com mais duas unidades do setor de Urgência e Emergência: o PS Central e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Samambaia. Esses equipamentos utilizam o sistema de Acolhimento com Classificação de Risco. Este tipo de procedimento prioriza o atendimento dos casos mais graves. Com isso, pacientes ambulatoriais também são atendidos, mas aguardam outros que chegam em risco de morte.

O modelo de Acolhimento com Classificação de Risco recebe os pacientes que chegam pela recepção em sala específica, onde enfermeiras colhem os seus dados e checam sinais vitais. A gravidade é sinalizada em uma etiqueta colada na ficha de atendimento por cor: vermelho para emergência (que necessita de atendimento imediato); amarelo para urgência (o mais rápido possível); verde para não urgente (pode aguardar um tempo maior) e azul para consultas de baixa complexidade (será atendido após os anteriores). As urgências e emergências do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) têm atendimento imediato na sala de emergência.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.