Campeã dos Jogos Escolares é definida pela pontuação geral

Somatória de todos os esportes consagra a melhor escola

Por Fabricio Tinêo | 12/8/2015

Foto Indisponivel

A pontuação obtida por cada instituição de ensino, na disputa de cada esporte e sexo, define a vencedora dos Jogos Escolares de Praia Grande (Secretaria de Esporte e Lazer – SEEL e Educação – Seduc). Assim como ocorre nos Jogos Regionais e Abertos, o primeiro colocado recebe nove pontos. O segundo fatura sete. O terceiro, ganha seis; o quarto leva cinco; o quinto obtém quatro; o sexto detém três; o sétimo pega dois; e o oitavo conquista um ponto.

Todas as escolas participantes recebem um ponto de bonificação, por modalidade e sexo. O mesmo ocorre com as instituições que estarão desfilando no concurso de miss e mister (rei e rainha). Quando há empate de equipes na mesma posição dobram-se os pontos e divide-se pelo número de times empatados.

Então, por exemplo, a escola A foi campeã do torneio de atletismo masculino. Logo, ganha nove pontos mais um pela participação; totalizando 10. A mesma escola esteve presente no concurso de miss. Fatura mais um ponto e chega a 11. E assim ocorre nas 21 modalidades disputadas. Esta somatória é que consagra a escola campeã geral dos Jogos.

Dados – Ao todo, 57 instituições de ensino (particulares e públicas – municipal e estadual) e mais de três mil alunos, de 8 a 17 anos, competem em 21 modalidades: futevôlei, ginástica artística e skate (modalidades extras – somam apenas pontos de participação para as escolas); atletismo, basquete, caratê, ciclismo, damas, futsal, futebol de campo, futebol de praia, handebol, handebol de praia, judô, natação, surfe, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia, vôlei e xadrez.

Em 2014, a turma do Colégio Objetivo sagrou-se tetracampeã (2010, 2012, 2013 e 2014) geral dos Jogos Escolares de Praia Grande com 238,6 pontos (novo recorde do torneio). Depois terminaram os times do Colégio Recanto Educacional (Boqueirão), com 217,1; Colégio França (Caiçara), com 168,5; Escola Estadual Professora Sylvia de Melo (Antártica), com 127,6; e Escola Municipal Governador Franco Montoro (Maracanã), com 105,5.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.