CONGRESSO - Ex-interno da Febem traz palestra ‘extraordinária’ no terceiro dia do Fórum de Educação

Roberto Carlos Ramos emociona educadores com sua melhor história: sua vida

Por Ana Flávia Scarelli | 15/4/2005

Ele fugiu da Febem por 132 vezes. E esteve em Praia Grande na tarde de ontem (14/4) mostrando a educadores que, com persistência, pode-se mudar toda a história de uma vida. O pedagogo Roberto Carlos Ramos foi o terceiro palestrante do 1º Fórum Metropolitano de Educação, realizado pela Secretaria de Educação de Praia Grande, que acontece junto ao 49º Congresso Estadual de Municípios. Com o tema “A Pedagogia do Amor”, o premiado contador de histórias emocionou o público presente no Auditório 2 do Centro de Convenções de Praia Grande.
A palestra de Roberto foi uma verdadeira ‘sacudida’ para aqueles que segundo ele fazem parte do grupo de pessoas que choram. Sim, porque existe um outro grupo: “O daqueles que vendem lenços”.
VALORIZAÇÃO – Sua primeira lição foi mostrar que devemos nos valorizar, “pois somos o que pensamos”. E mais: “Deus, ou outro nome que você prefira chamar o criador, nunca diz não. Todas as vezes que nos voltamos a Ele, a resposta é sim”, alertou. “Cabe a cada um escolher de que lado ficar”.
Aos educadores, Roberto mostrou que realizamos algo com amor, o tempo traz a recompensa. “A recompensa é uma conseqüência quando gostamos do que estamos fazendo. Por isso, se você gosta do que faz, faça sempre um pouquinho mais do esperam. A recompensa vai estar a caminho”. E lembrou, “uma escola que não cria atrativos, faz com que aluno fuja”.
PERSISTÊNCIA – Sobre sua história, desde seu nascimento, na favela, até os dias de hoje, Roberto parece ter dado um “passeio” pela vida. Mas, como ele mesmo descreveu, não foi fácil. Fica quase impossível pensar em como alguém, que tinha tudo para não voar, foi tão alto.
O escritor, que com 13 anos foi tratado como irrecuperável, conheceu na francesa Margherit Duvas, seu anjo. “Foi a primeira vez que me vi como gente. Aos poucos minha auto-estima ia crescendo. Fui enxergando meu valor. Tudo porque alguém persistiu”, declarou.
Hoje, o professor viaja por todo o Brasil com palestras motivacionais, e é fundador e diretor da geral de projetos da Fundação Margherit Duvas, que visa a inclusão social de crianças e jovens de rua. Sua história de vida está no livro A Arte de Construir Cidadãos – As 15 Lições da Pedagogia do Amor. Quem quiser saber mais sobre Roberto também pode acessar o site www.robertocarloscontahistoria.com.br. Sua história, aliás, deve virar filme, no próximo ano. Roberto Carlos Ramos também foi um dos personagens escolhidos pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) para participar da campanha "O melhor do Brasil é o brasileiro", que está no ar em rede nacional.
A mensagem que fica é que nada é impossível, ninguém é irrecuperável. “E que não podemos cobrar de ninguém aquilo que nunca ensinamos”.
FÓRUM – O Fórum Metropolitano será encerrado hoje, com a palestra da psicóloga e pesquisadora do Instituto de Saúde do Estado de São Paulo, Marisa Fefferman, que discute o tema “Vulnerabilidade dos Jovens das Periferias”.
O 49º Congresso Estadual de Municípios acontece até o próximo sábado, dia 16, nas proximidades do portal de entrada da Cidade. A promoção é da Associação Paulista de Municípios, com realização da Prefeitura de Praia Grande.