Pavimentação melhora qualidade de vida no Bairro Esmeralda

Foram entregues na quinta-feira (10), as etapas 1 e 2 de urbanização de vias

Por João Carlos Miranda | 11/9/2015

Cerca de 5 km de ruas do Bairro Esmeralda foram entregues na tarde de quinta-feira (10), em evento realizado na Rua Ilda da Rosa Cunha, uma das vias que foram pavimentadas, marcando a entrega oficial das etapas 1 e 2 das obras. A via foi urbanizada recentemente dentro do projeto de pavimentação do bairro.

O serviço compreendeu a pavimentação de trechos de vias que compõem a bacia dos canais Cruzeiro do Sul e Américas. No projeto, serão urbanizados, ao todo, cerca de 17 km de ruas, beneficiando cerca de 20 mil moradores e o investimento será de aproximadamente R$ 40 milhões.

Foram feitas ainda as instalações de guias, sarjetas, rede de drenagem e pavimentação asfáltica de trechos de ruas e avenidas do bairro.

De acordo com a secretária de obras, Eloísa Ojea, a Administração Municipal tem investido maciçamente nesta área. “É notório como a urbanização de vias melhora a qualidade de vida dos moradores e até mesmo a auto-estima da comunidade. Mal terminamos as obras nestes trechos de vias e já percebemos que muitas famílias investiram nas moradias, melhorando suas casas. Até mesmo placas de vende-se foram retiradas. A mudança é marcante, melhorando o acesso de serviços públicos, privados e claro, o aspecto urbanístico e paisagístico das vias beneficiadas.

O prefeito Alberto Mourão esteve no local e muitos moradores aproveitaram para relatar como as melhorias afetaram suas vidas. Os amigos João da Silva Conceição (morador da Rua Joaquim Osório Duque Estrada) Antonio de Araújo e Francisco Matos dos Santos (ambos moradores na Rua Afrânio Peixoto) e João Damasceno (Rua 1) foram unânimes em dizer que as obras trouxeram melhorias importantes, como a facilidade para chegar em casa, mesmo nos dias de chuva. João Damasceno resumiu a opinião de todos: “Tá uma maravilha, viu?! O mais novo aqui mora há 15 anos neste bairro e já pisou muita lama nestas ruas. O que foi feito aqui mudou a vida pra muito melhor no Esmeralda”.

O morador Milton Ribeiro Mendes é cadeirante e desabafou: “Era difícil passar por aqui, viu?! As ruas eram muito irregulares, com buracos e pedras. Para quem usa cadeira de rodas era um problema. Quando chovia, então, não tinha jeito e ficava preso em casa. Se tinha algum compromisso, mesmo médico, não ia. Para sair daqui precisava de ajuda e como não gosto de ficar incomodando os outros, não ia. Agora, com o asfalto, me sinto mais livre. Mesmo com chuva posso ir sozinho até onde preciso. Posso ir até a padaria, até o ponto de ônibus. Vou sossegado, levando com minha cadeira. Isso tirou aquele peso da gente de achar que está atrapalhando, sabe?! Isso não tem preço. É muito bom”.

A moradora Aline Lopes Garcia se mostrou duplamente satisfeita. Ao falar com o prefeito, além de agradecer pela pavimentação, mencionou a necessidade de uma ponte sobre o canal, para facilitar o acesso. “Os cruzamentos são longe e a gente tem que andar muito. Quando vamos levar ou trazer as crianças da escola, por exemplo, temos que dar uma volta pelo canal (Canal Cruzeiro do Sul). Assim que falei, ele chamou o secretário (Katsuo Yonamine, titular da Secretaria de Serviços Urbanos), foi até o local, olhou e falou para que fosse providenciada a ponte. Fiquei muito feliz por ser ouvida e atendida”.

As ruas beneficiadas são: Rua Joaquim Ozório Duque Estrada (da Rua 5 até a Rua 22); Rua 5 e 7 (da R. Afrânio Peixoto até a Av. Ilda Rosa da Cunha); Rua P (da via do cidadão até a Rua 22), Rua projetada F (da Av. Clodoaldo Amaral até Altura da Av. Maria Fernandes Stivaletti); Rua Tavares Bastos (trecho que vai da Av. Clodoaldo Amaral até Av. Ilda Rosa da Cunha) e Rua Inglês de Souza (da Av. Maria Fernandes Stivaletti até Av. Clodoaldo Amaral). As Avenidas a terem trechos entregues são: Ilda Rosa da Cunha (R. Inglês de Souza até R.22) Av. Raul Pompéia (R. 22 até Inglês de Souza), Av. Maria Fernandes Stivaletti (Via do Cidadão até R. 22).

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.