Bairro Caiçara ganha novo Ecoponto

Equipamento é o sétimo em funcionamento na Cidade

Por Jaqueline de Marco | 7/10/2015

Moradores do Bairro Caiçara e arredores contam agora com um equipamento destinado para o descarte correto de lixo reciclável, o Ecoponto. Instalado na Avenida Presidente Kennedy, ao lado do número 13684, esquina com Rua Maximina Ildefonso Ventura, a unidade foi inaugurada na manhã de quarta-feira (7) em solenidade que contou com a presença do prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão. O Ecoponto Caiçara funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e é o sétimo equipamento instalado na Cidade.

O novo espaço conta com cerca de 500 m² e com cinco caçambas para depósito dos materiais. O local tem ainda área coberta e é o segundo Ecoponto da Cidade apto a receber também pneus (antes depositados somente no Ecoponto do Bairro Aviação).

Com sete unidades em funcionamento atualmente, os ecopontos têm mostrado bons resultados. Desde o início do ano, foram mais de 600 mil toneladas recolhidas somente nos ecopontos, entre materiais recicláveis e itens inservíveis (como móveis e madeiras em geral). Além disso, as unidades ainda recebem da população pequenas quantidades de entulho (até no máximo 2 m³ por descarte) e desde janeiro já foram mais de 1 milhão de toneladas recolhidas.

O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, destacou que o trabalho é uma ação não somente ambiental, mas também de saúde. “Além de melhorar o ambiente urbano e reduzir impactos ambientais é um espaço que vai permitir também o descarte correto de pneus, por exemplo, que quando largados sem acomodação podem se transformar em criadouros do mosquito da dengue”. Mourão comentou ainda que a colaboração da população é essencial para o bom funcionamento do espaço. “Manter a cidade limpa é papel de todos”.

Para o presidente da Associação de Amigos do Caiçara, Élio Rodrigues da Silva, a Prefeitura está de parabéns pela ação. “Acho muito importante essa descentralização dos projetos ambientais da Cidade, trazendo para bairros considerados mais distantes, como o Caiçara e o Real, equipamentos para descarte de lixo reciclável. Tenho certeza que a população vai colaborar bastante”.

Comerciante do Bairro Caiçara há 40 anos, Salvador Bertomeu Feliu disse que os donos de comércios dos arredores e moradores devem se empenhar para manter o Ecoponto funcionando adequadamente. “Depende de todos nós. Já vou ajudar a divulgar o trabalho, em especial aos turistas que durante a alta temporada de verão costumam visitar bastante o bairro”.

E de acordo com a publicitária Sonia Lorandi, que mora no Caiçara há 11 anos, toda Praia Grande ganha com o projeto. “Eu já levava meu lixo reciclável para o Ecoponto da Mirim, mas agora, pertinho de casa, vou conseguir ajuda ainda mais. Todo mundo tem que fazer sua parte, os ecopontos são para benefício de toda Cidade”.

Funcionamento – Confira o endereço dos ecopontos existentes: Aviação (esquina das ruas Jorge Alves Maciel e Jorge Hagge), Guaramar (esquina da Avenida do Trabalhador com Rua Saturnino de Brito, Bairro Sítio do Campo), Nova Mirim (Rua Martiniano José das Neves, 1410), Mirim (Avenida Presidente Kennedy, ao lado do nº 8462, entre as Ruas 26 de Janeiro e Aldo Coli), Real (Rua Lilás, 429), Maracanã (esquina da Avenida Dr. Roberto de Almeida Vinhas com Rua Dorivaldo Francisco Loria) e Caiçara (Avenida Presidente Kennedy, ao lado do número 13684, esquina com Rua Maximina Ildefonso Ventura). Todas as unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Coleta Seletiva – Praia Grande conta com dois tipos de serviço: coleta solidária e coleta domiciliar. No serviço de coleta solidária, o trabalho é feito em repartições públicas de Praia Grande, de segunda a quarta-feira. Já o serviço domiciliar acontece em todos os bairros, de segunda a sexta-feira, sempre a partir de dois horários: as 8 e as 14 horas.

Neste caso, os caminhões contam com caixas de som, que avisam aos moradores da presença dos veículos. A ideia é que os moradores entreguem os materiais reciclados diretamente aos membros da Cooperativa de Coletores e Recicladores de Materiais Orgânicos e Inorgânicos Nova Vida (Coopervida), no esquema “porta a porta”.

Caso o morador não esteja em casa ou simplesmente prefira levar diretamente o material para a reciclagem basta procurar um dos ecopontos da Cidade.

Outras informações sobre a coleta seletiva em Praia Grande podem ser obtidas junto à Coopervida, através do telefone 3591-1317.

aAGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.