Coopervida recebe material para divulgação de coleta seletiva

Doação é parte de parceria firmada para profissionalização da cooperativa

Por Lorena Flosi | 16/10/2015

Foto Indisponivel

Na próxima segunda-feira (19), às 9 horas, a Cooperativa de Coletores e Recicladores de Materiais Inorgânicos Nova Vida (Coopervida) recebe representantes do projeto Dê a Mão Para o Futuro e da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), que doarão 49 mil folhetos e 25 mil imãs de geladeira para divulgação do programa de Coleta Seletiva no Município. A ação é mais uma que visa fomentar o crescimento da Coopervida, cooperativa responsável pela separação e reaproveitamento dos recicláveis coletados em Praia Grande. Desde 2014, a cooperativa é contemplada com o projeto, que oferece treinamento e capacitação desde a área administrativa até a operacional, visando profissionalizar e aumentar os ganhos dos catadores.

Firmada em agosto de 2014 entre a Prefeitura de Praia Grande e a Abihpec, a parceria prevê investimentos das duas partes: ao Município coube a ampliação da coleta seletiva, já cumprida com a aquisição de seis caminhões para esse fim, e que hoje realizam a coleta em todo o Município, além de garantir infraestrutura adequada para o recebimento de todo o maquinário a ser providenciado pelo projeto. A parceria prevê, ainda, que o Dê a Mão Para o Futuro auxilie na divulgação do programa de coleta seletiva da Cidade, etapa esta que será cumprida na próxima segunda-feira, com a doação do material publicitário.

Para o secretário de Meio Ambiente (Sema), Eduardo Xavier, a divulgação é imprescindível, já que possibilita que cada vez um número maior de pessoas conheça o programa. “A participação da população é fundamental para que possamos cumprir nossa meta”, destaca. “Curitiba, que foi a primeira cidade a implantar a coleta seletiva, em 1989, estima hoje que recolha 15% do lixo reciclável descartado pela população. Pretendemos atingir pelo menos o mesmo número, mas sabemos que não depende só de nós. É preciso que os munícipes abracem a causa, e separem seu lixo”.

O Dê a Mão para o Futuro visa colaborar com a melhoria da destinação correta de resíduos sólidos urbanos, reduzindo o volume de materiais recicláveis que seriam destinados aos aterros sanitários. O projeto integra o Avança PG, programa que contempla uma série de ações a serem realizadas no triênio 2014-2016, subdivididas em dez eixos de atuação. A coleta seletiva compõe o eixo Cidade Vida, que visa garantir uma cidade sustentável às futuras gerações, tendo a população como aliada na preservação ambiental.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.