Praia Grande tem mais de 40 km de ciclovias

Até o final de 2008, ciclistas contarão com mais de 80 quilômetros de vias exclusivas

Por Melchior de Castro | 6/5/2005

Não é à toa que pesquisa do Grupo Executivo de Integração da Política de Transportes (Gipot), órgão do Ministério dos Transportes, aponta Praia Grande como a cidade que mais incentiva o uso de bicicletas no Estado de São Paulo. O Município tem 41,6 quilômetros de ciclovias e até o final de 2008 está prevista a implantação de mais 40 quilômetros de infra-estrutura para uso exclusivo de bicicletas.

Dos 5.575 municípios brasileiros, apenas dez possuem mais de 40 quilômetros de ciclovias. E Praia Grande faz parte desse seleto grupo. Por isso, já pode ser incluída no ranking das cidades com maior tradição de uso das duas rodas leves no País, ao lado de Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), São Paulo (SP), Belém (PA), Governador Valadares (MG) e Campo Bom (RS), dentre outras cidades.

O secretário de Obras Públicas, Luiz Fernando Lopes, informa que está planejada a abertura das ciclovias nas avenidas São Paulo, Guilhermina, Nossa Senhora de Fátima, Roberto de Almeida Vinhas (Vila Mirim a Solemar), Marginal (Jardim Alice e Real), Kennedy e ao longo do Rio Acaraú e Canal Xixová (Avenida Ecológica), além da ligação da Cidade da Criança (futuro complexo poliesportivo) à orla marítima. Também será ampliada a ciclovia na Avenida dos Trabalhadores e na Via Expressa Sul.

“Em Praia Grande, mais de 20 mil pessoas utilizam a bicicleta para ir ao trabalho, à escola ou simplesmente como opção de lazer”, disse o secretário. “Temos a maior ciclovia em orla marítima do País. E com a concretização dos projetos em andamento, teremos mais de 80 quilômetros destinados a esse meio alternativo de transporte. Para dimensionar melhor o que significa esse investimento, basta lembrar que em todo o País temos cerca de 500 quilômetros de ciclovias”.

Para Luiz Fernando Lopes, não é exagero dizer que Praia Grande pode se tornar uma referência mundial ao incentivo da utilização de veículo não motorizado de duas rodas. “A maioria das cidades opta pela demarcação de ciclo-faixas (pintura de faixa para ciclistas em calçada ou na pista de tráfego). Raramente investem na construção de uma pista exclusiva, o que garante mais segurança e conforto ao ciclista”.