Solemar ganha Ecoponto para descarte de materiais recicláveis

Unidade fica na Avenida Kennedy, próximo ao nº 21.074

Por Jaqueline de Marco | 18/1/2016

Praia Grande tem feito sua parte para despertar a consciência ambiental e de sustentabilidade na população. Dentre as ações desenvolvidas estão os serviços de coleta seletiva, Rapa Treco, controle no descarte de resíduos da construção civil e, um dos principais projetos, a instalação de Ecopontos para descarte correto de lixo reciclável. E a mais nova unidade da Cidade foi inaugurada no Bairro Solemar na manhã desta segunda-feira (18). No total, Praia Grande conta atualmente com nove Ecopontos em funcionamento.

A inauguração do Ecoponto Solemar fez parte das atividades em celebração ao 49º aniversário político-administrativo de Praia Grande, comemorado em 19 de janeiro.

O novo Ecoponto fica na Avenida Presidente Kennedy, na altura do número 21.074, esquina com a Rua Cassimiro de Abreu, no Bairro Solemar. O equipamento funciona de segunda a sexta-feira, sempre das 8 às 17 horas. O espaço tem área de aproximadamente 250 m² e contará com caçambas para o depósito de materiais como plástico, vidro, madeira e pequenas quantidades de entulho (até 2 m³ por descarte).

O projeto de instalação de Ecopontos em Praia Grande teve início em 2012 com a inauguração da unidade no Bairro Aviação. Desde então, foram instalados locais como este nos seguintes bairros: Sítio do Campo (loteamento Guaramar), Nova Mirim, Mirim, Maracanã, Caiçara, Real, Boqueirão e agora Solemar.

Em 2015, foram recolhidos nos ecopontos um total de 164.380 kg de materiais recicláveis. Com esse valor somado às coletas seletivas realizadas porta a porta e em entidades cadastradas na Cidade, Praia Grande recolheu no último ano 1.160.140 kg de itens recicláveis.

Presente na solenidade de inauguração da unidade Solemar, o prefeito Alberto Mourão destacou a importância do espaço para a preservação da natureza e para a conservação da limpeza pública. “O Poder Público precisa ter essa consciência ambiental tanto quanto a população. Não adianta a Prefeitura disponibilizar espaços adequados para descartes de materiais recicláveis se não for bem utilizado. Por isso, a contribuição da população é tão importante não somente em sua utilização, mas também como fiscais de seus vizinhos”.

Alberto Mourão aproveitou a oportunidade para destacar o avanço constante da Cidade. “Praia Grande está sempre buscando aprimoramento dos serviços oferecidos, para disponibilizar para a população o que é necessário não somente na área de serviços urbanos, mas também nas demais. E na atual crise econômica que o Brasil tem enfrentado isso é um desafio, que estamos conseguindo lidar bem”.

Os moradores do Bairro Solemar presentes na solenidade de inauguração aprovaram o novo Ecoponto. Residente no Bairro há 7 anos, o aposentado Vanide dos Santos, de 64 anos, parabenizou a população pela ação. “Era o que estávamos precisando para continuar mantendo o Bairro Solemar sempre limpo. E vou divulgar o endereço desse ecoponto para todo mundo que conheço”.

A aposentada Ivete Soares Agostino, de 72 anos, também disse ter gostado do novo equipamento. “Moro no Solemar e gosto demais daqui. E fico muito feliz de saber que apesar de ser o bairro mais afastado da Cidade ainda assim não deixamos de receber investimentos e melhorias”, afirmou.

Endereços - Atualmente, a Cidade conta com unidades Ecopontos nos seguintes endereços: Aviação (esquina das ruas Jorge Alves Maciel e Jorge Hagge), Sítio do Campo (esquina da Avenida do Trabalhador com Rua Saturnino de Brito, loteamento Guaramar), Nova Mirim (Rua Martiniano José das Neves, 1410), Mirim (Avenida Presidente Kennedy, ao lado do nº 8462, entre as Ruas 26 de Janeiro e Aldo Coli), Real (Rua Lilás, 429), Maracanã (esquina da Avenida Dr. Roberto de Almeida Vinhas com Rua Dorivaldo Francisco Loria), Caiçara (Avenida Presidente Kennedy, ao lado do número 13.684, esquina com Rua Maximina Ildefonso Ventura), Boqueirão (Rua Guanabara com Praça 19 de janeiro) e Solemar (Avenida Presidente Kennedy, na altura do número 21.074, esquina com a Rua Cassimiro de Abreu).

Coleta Seletiva – Praia Grande conta com dois tipos de serviço: coleta solidária e coleta domiciliar. No trabalho de coleta solidária, o trabalho é feito em repartições públicas de Praia Grande, de segunda a quarta-feira. Já o serviço domiciliar acontece em todos os bairros, de segunda a sexta-feira, sempre a partir de dois horários: as 8 e as 14 horas.

Neste caso, os caminhões contam com caixas de som, que avisam aos moradores da presença dos veículos. A ideia é que os moradores entreguem os materiais reciclados diretamente aos membros da Cooperativa de Coletores e Recicladores de Materiais Orgânicos e Inorgânicos Nova Vida (Coopervida), no esquema “porta a porta”.

Caso o morador não esteja em casa ou simplesmente prefira levar diretamente o material para a reciclagem basta procurar um dos ecopontos da Cidade.

Outras informações sobre a coleta seletiva em Praia Grande podem ser obtidas junto à Coopervida, através do telefone 3591-1317.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.