Bairro Antártica ganha complexo esportivo em julho

Obra faz parte dos preparativos da Cidade para recepcionar os Jogos Regionais

Por João Carlos Miranda | 20/5/2005

A Prefeitura de Praia Grande entrega à comunidade, em julho, um moderno ginásio poliesportivo com capacidade para mil pessoas e um campo de futebol com vestiários, alambrado e estacionamento no Bairro Antártica. A obra, um investimento de cerca de R$ 2,1 milhões, faz parte dos preparativos da Cidade para recepcionar a 49a. edição dos Jogos Regionais.

O complexo esportivo está sendo construído na Avenida dos Trabalhadores entre as ruas Maria Rosa Corrêa e Leila Maria de Barros Monteiro, junto à Escola Estadual Silvia de Mello.
Idealizado pelo Departamento de Projetos Especiais, o ginásio, com 2.600 m² de área construída, tem como destaque a quadra revestida com piso de madeira flutuante.

O secretário de Obras Públicas, Luiz Fernando Lopes disse que está sendo empregada a mesma tecnologia utilizada na obra do poliesportivo do Bairro Tupi, também em fase final de construção. “Como o piso é flexível, absorve melhor o impacto dos atletas durante os jogos”.

O chefe da Divisão de Edificações, Carlos Henrique de Moraes Pinto, detalhou que no interior da arquibancada serão construídas duas salas de múltiplo uso e dois depósitos, além de hall de acesso com bebedouros, telefones públicos e sanitários. Complementando os serviços, a quadra será cercada por muretas, alambrados e receberá pintura especial, a base de verniz poliuretano.

Obra – O ginásio terá cobertura em estrutura de concreto armado e telhas duplas em alumínio. Além da quadra e arquibancada, o centro esportivo contará com vestiários adaptados para portadores de necessidades especiais, salas de múltiplo uso e também para a prática de caratê e judô.

A área administrativa terá dois pisos: no primeiro estão distribuídas as salas de administração, arquivo, copa, lavanderia e sanitários. No segundo ficarão as salas de som, de imprensa e ainda um terraço descoberto. A área externa terá gradis e as muretas receberão revestimento em cerâmica antipichação. O piso será estampado e haverá ainda, estacionamento para cerca de 100 veículos.

As partes elétrica e hidráulica também receberão atenção especial. As lâmpadas serão de vapor de sódio, que além de mais econômicas oferecem melhor iluminação. Já na hidráulica, as peças a serem utilizadas serão do tipo antivandalismo. Além destes serviços, o prédio também receberá pintura geral e pontos para instalação de câmeras, já prevendo a instalação do sistema de monitoramento.
Futebol – Paralelamente à construção do poliesportivo estão sendo realizados serviços para o campo de futebol. O local terá dois vestiários para jogadores e outro para os árbitros, além de depósito para materiais esportivos. Ao final, o campo será cercado por alambrado metálico com proteção de PVC com 6 metros de altura. Na fachada será colocado gradil, feito paisagismo e o estacionamento de veículos, com 14 vagas.