Olimpíadas de Língua Portuguesa é tema de encontro entre educadores da Baixada

Evento ocorreu nesta quinta (28), na Seduc de Praia Grande

Por Priscila Sellis | 29/4/2016

Para orientar e motivar os educadores a participarem ativamente com seus alunos das Olimpíadas de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, a Secretaria de Educação de Praia Grande (Seduc) promoveu um encontro nesta quinta-feira (28) entre organizadores das Olimpíadas e representantes das escolas municipais de Praia Grande e demais cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista. O evento ocorreu no Auditório Jornalista Roberto Marinho e contou com a participação de professores e assistentes técnicos pedagógicos, além de coordenadores pedagógicos de Guarujá, Cubatão e Itanhaém.

A representante do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), responsável pela coordenação técnica das Olimpíadas, Denise Teixeira, explicou ao público como funciona o concurso literário e de que forma os municípios podem participar, além de enfatizar os benefícios proporcionados pela participação nas Olimpíadas, que já está em sua 5ª edição e tem como tema O Lugar Onde Vivo. “Essa experiência possibilita aos alunos a ampliação de suas competências na linguagem oral, na leitura e na escrita, além de aprofundar o olhar sobre o lugar em que vivem, aproximando a comunidade da escola. Além disso, propõe para o professor de língua portuguesa uma formação que o auxilia na compreensão da função social da escrita, fortalecendo o seu trabalho em sala de aula”.

O concurso ocorre a cada dois anos. No último ano, foram 100 mil inscritos. Deste total, 500 ganharam medalha de bronze, 125 de prata e 20 ficaram com o ouro. “E chegar entre os 500 ganhadores do bronze já é uma grande vitória, pois a concorrência é enorme”, ressaltou Denise, destacando que Praia Grande já teve, em 2008, uma professora selecionada com seu aluno entre os 500 que foram à semifinal.

A professora citada, Dagma Mendes de Araújo, estava no evento de ontem e deu seu depoimento ao público. “O material para trabalhar o texto com os alunos é maravilhoso. Na época, eu segui à risca todas as propostas do programa, promovendo as oficinas e atividades sugeridas com meus alunos e acredito que isso fez a diferença para o resultado. Foi prazeroso e ganhamos muito no processo ensino-aprendizagem”, destacou a docente, comentando também sobre o evento de premiação: “Ficamos hospedados num hotel cinco estrelas, participando de capacitações e eventos culturais, enquanto os alunos participavam de atividades com monitores. Foi uma experiência incrível!”

A diretora da Divisão de Aperfeiçoamento de Educadores, Marilena Ferreira, comemorou o fato de Praia Grande estar entre as cidades com mais números de professores/alunos inscritos em todo o país. “Fico feliz de ver nossos professores se engajando num programa como esse, que muito contribui para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas”.

O que é? – A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro promove um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. Podem participar professores e estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. A iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social tem coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

O tema “O lugar onde vivo” propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidade. Os estudantes ficarão divididos por estilo textual de acordo com a escolaridade: crianças de 5º e 6º ano do Ensino Fundamental trabalham o assunto no gênero Poesia, do 7º e 8º ano em Memórias Literárias, 9º ano do Ensino Fundamental e 1º do Médio em Crônicas e do 2º e 3º ano em Artigo de Opinião.

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