Atleta de PG fica entre os melhores no Brasileiro de Jiu-Jitsu

Victor de Matos competiu em Barueri

Por Fabricio Tinêo | 2/5/2016

O atleta de Praia Grande Victor de Matos (Secretaria de Esporte e Lazer – SEEL, CTF Vivaz, Morcelli & Morcelli, Orion Administração de Benefícios, Restaurante Santa Planta, Voofly, Clínica The Doctors, ASantista, Ancor, R4 Academia e Osan), o Vitinho, 28 anos, terminou entre os oito melhores no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu, regido pela Confederação nacional (CBJJ). A competição, encerrada no último domingo (1º), ocorreu no Ginásio José Corrêa, em Barueri.

Na primeira luta da categoria adulta (mais de 18 anos), faixa preta, peso pena (65 a 70 quilos), Vitinho (Equipe Zenith BJJ) venceu Jackson Favero (ASTeam). Depois, derrotou Deivines dos Santos (GF Team). Na decisão da chave 1, acabou perdendo para Fábio Murat (Alliance) que terminou o evento em terceiro lugar. Na final, Paulo Miyao (PSLPB) superou Isaque Souza (Saikoo).

No total, 30 atletas estavam inscritos nesta categoria. Em 2015, Vitinho faturou medalha de bronze no Campeonato Brasileiro. Aliás, esta foi a primeira conquista dele na faixa preta. Em 2014, competindo com a faixa marrom, ele também assegurou a terceira colocação no evento nacional.

Dados – Neste ano, Vitinho conquistou a prata no Aberto Internacional Rio Verão (Rio Summer International Open Jiu-Jitsu Championship). Assim, somou mais nove pontos no ranking da Federação Internacional Brasileira de Jiu-Jitsu (IBJJF). O atleta de Praia Grande subiu para a 17ª posição e garantiu classificação para disputar o Campeonato Mundial que ocorre de 1º a 5 de junho, em Long Beach, nos Estados Unidos. Lutou também no Mundial Profissional Abu Dhabi (Abu Dhabi World Professional Jiu-Jitsu Championship), no qual foi derrotado na segunda luta.

Em 2015, conquistou duas medalhas (um ouro e uma prata) no Campeonato Brasília Internacional. O primeiro lugar veio no torneio com quimono. Já o vice-campeonato aconteceu na disputa sem quimono (NO GI). Foi vice-campeão do Sul-brasileiro, conquistou duas medalhas (uma prata no NO GI e um bronze com quimono) no Curitiba Internacional Open (aberto).

Obteve o terceiro lugar no Campeonato Nacional e no Campeonato Sul-Americano; e duas medalhas de bronze no Campeonato São Paulo Internacional Open de Jiu-Jitsu (com e sem quimono). Chegou até a fase quartas de final do Campeonato Pan-Americano e no Rio Fall Open. Foi eliminado na segunda luta da etapa de Gramado do Brasileiro Profissional, evento seletivo para o Mundial de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Ao longo da carreira, foi campeão Sul-Brasileiro, Nacional Open, Paulista, do Rio Brazilian Pro, do Paulistão Sem Kimono, da Copa Paulista Aberta Sem Kimono, do Circuito Aberto Estadual, do Torneio Brasil de Submission (luta de submissão), do Ubatuba Summer Fight, do Campeonato Sul-Americano Aberto de Submission, do Sudeste Brasileiro e da 5ª Copa São Vicente Open. Faturou a prata no São Paulo Open Internacional, no Brasileiro sem kimono, no 1º Campeonato de Praia Grande e no 10º Campeonato Internacional. Conquistou ainda os terceiros lugares no Campeonato Brasileiro, Circuito Baixada Santista, Campeonato Mundial No-Gi, no 13º Campeonato Internacional.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.