Alunos do Via Rápida recebem certificados

Os 56 formados já saíram dos cursos com cadastro no PAT

Data de publicação: 2/5/2016

Foto Indisponivel

Na noite de sexta-feira (29) alunos dos cursos de Produção Alimentícia (Auxiliar de Cozinha) e Hospitalidade (Garçom, Bartender e Camareira) receberam o certificado de conclusão de curso do Programa Via Rápida Emprego. A formatura ocorreu no auditório da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Praia Grande, no Bairro Boqueirão, e dos 56 formados, 53 compareceram para receber o diploma.

O programa Via Rápida Emprego visa a qualificação de mão de obra para a geração de emprego e renda, por meio de cursos rápidos, além de incentivar o fomento ao empreendedorismo. Trata-se de uma parceria entre e Governo do Estado e o Município, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Trabalho (Sedettra).

Segundo o titular da Sedettra, Nélio Afonso Dell Artino, os formandos já foram cadastrados no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Praia Grande e os empresários podem entrar em contato com a entidade para contratar os profissionais que se qualificaram pelo Programa Via Rápida.

“O programa Via Rápida é importante para o Município, pois qualifica a mão de obra local, movimentando assim a economia da Cidade. Uma das metas da Administração Municipal é fomentar o comércio com a mão de obra local e fixá-la aqui. Queremos que os empresários nos procurem para saber de qual mão de obra qualificada ele mais necessita. Assim, poderemos trazer novos cursos para Praia Grande”.

O coordenador das carretas do Via Rápida Emprego em Praia Grande, Marcelo Hipólito, explicou a importância da qualificação dos trabalhadores. “Quando as pessoas se qualificam elas têm um novo caminho, um novo horizonte. Já os comerciantes passam a ter um profissional mais capacitado”.

Moradora do loteamento Parque das Américas, no Bairro Samambaia, Juliana de Souza, de 31 anos, decidiu se qualificar por meio do programa Via Rápida Emprego. Ela estava entre os formandos que receberam o certificado na noite de sexta-feira (29). Tímida, ela resolveu fazer o curso na área de Hospitalidade (Camareira), por ser uma das profissões que o Município sempre necessita. “Eu não sabia nada sobre a área, aprendi tudo no curso: sobre limpeza, organização. Eu não teria como pagar um curso desse e agradeço muito pelo projeto ter vindo para o Município”.

Já o morador do Melvi, Plínio Mendes, de 52 anos, resolveu aprimorar as técnicas no curso de Garçom. Ele já trabalhou na área e não tinha nenhum certificado. Ele acredita que agora seu trabalho será mais valorizado. “Eu já trabalhei na área e as empresas exigem que você tenha uma qualificação”.

A moradora do Samambaia, Lidiane Ferreira da Silveira, de 34 anos, queria mudar o seu caminho profissional e participou do curso de Auxiliar de Cozinha. Desempregada, agora ela pretende trabalhar de Produção Alimentícia. “Eu gosto muito da área de cozinha e quis complementar fazendo o curso, para aprender mais sobre a área. Espero que o programa volte para a Cidade, pois pretendo fazer outros cursos na área”.

Avança PG- Capacitar os moradores da Cidade está entre as metas do programa Avança PG, dentro do eixo Cidade Progresso. O programa foi lançado no final de 2013 e integra uma série de ações planejadas para o triênio 2014-2016, distribuídas em dez grandes eixos de atuação. O Cidade Progresso visa oferecer cursos com base nas vocações existentes no Município.