Juventude Legal discute temas da atualidade com jovens do Ensino Médio

A próxima escola a receber o projeto é a E.E Júlio Pardo Couto

Por Aline Gomes | 16/5/2016

Além das palestras semanais nas Escolas de Ensino Médio de praia Grande, o Projeto Juventude Legal da Subsecretaria de Assuntos da Juventude (Subjuve)- Secretaria de Governo-SEG, está promovendo rodas de conversa com temas atuais como o cenário da política brasileira, por exemplo, que foi discutido na última terça-feira juntamente com o grêmio da Escola Alexandrina Santiago Netto. “Os alunos estão se interessando cada vez mais pelo tema, como o assunto ainda é novo para a maioria dos adolescentes e pouco abordado dentro das escolas, ainda existe uma certa dificuldade, mas pretendemos trazer esse assunto à tona, cada vez mais”, disse Anderson Ribeiro, representando do grêmio estudantil.

Na próxima terça (17), na E.E Julio Pardo Couto, no Bairro Mirim, o tema de discussão será exploração sexual infantil, com profissionais do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) em alusão ao dia 18 de maio – Dia nacional de combate à exploração sexual de crianças.

Outra novidade é a palestra “Educação Viária, Aprenda a Conviver” ministrada por agentes da Secretaria de Trânsito (Setran). São debatidos assuntos como a importância do respeito à sinalização por motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. A ação faz parte do movimento mundial Maio Amarelo, que visa chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

Juventude Legal- Todas as terças-feiras, funcionários de diversas secretarias municipais e entidades, em parceria com a Subjuve, oferecem serviços e palestras em todas as escolas de Ensino Médio da Cidade: públicas estaduais e municipais e também as particulares. O ano de 2015 foi finalizado com 12 mil jovens atendidos pelo projeto.

Maio Amarelo - O movimento mundial de conscientização Maio Amarelo teve início em 2014 e a cor amarela foi escolhida por simbolizar atenção, em referência à sinalização de advertência no trânsito. O trabalho segue preceitos da Década de Ações para a Segurança no Trânsito, criado em 2011 pela ONU, e da Semana Mundial de Segurança do Pedestre (conhecida como Campanha Zenani Mandela, em memória à neta de Nelson Mandela, vítima fatal de acidente de trânsito na África do Sul em 2010, aos 13 anos).

A ideia da campanha segue a mesma proposta das bem sucedidas campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, quando toda a sociedade se mobiliza para refletir sobre o câncer de mama e de próstata, respectivamente. Durante todo o mês, alguns equipamentos municipais, como o Palácio das Artes, serão iluminados em amarelo em alusão à campanha. A previsão é que mais de 5 mil pessoas sejam atendidas pela campanha em Praia Grande.