Salão de Artes de Praia Grande divulga lista de artistas pré-selecionados

23 artistas são convidados a apresentar suas obras para seleção

Por Lorena Flosi | 3/10/2016

Foto Indisponivel

A 23ª edição do Salão de Artes Plásticas de Praia Grande já tem seus artistas candidatos definidos. A seleção aconteceu na última sexta-feira, e foi feita pelo júri, composto pelo curador do Museu da Cidade de São Paulo Douglas de Feitas, a Professora Titular da USP, Lisbeth Rebollo e o artista plástico Manoel Veiga. Neste ano, 23 artistas foram selecionados, e serão notificados a enviar suas obras para a definição dos participantes e premiados. O 23º Salão de Artes Plásticas de Praia Grande abre suas portas ao público no dia 11 de novembro, e segue em exposição até 19 de janeiro de 2017.

“Um Salão de Artes deve ser um espaço aberto, libertário, fora do contexto do mercado”, pontua uma das juradas, Lisbeth Rebollo. “O grande número de inscritos denota a importância de um espaço assim para os artistas, e nossa principal preocupação é compor uma mostra que realmente traga a arte de nosso tempo, sem censura de ideias. Não trabalhamos com posturas históricas, mas com um olhar sobre a arte contemporânea”, finaliza.

Uma das mostras de arte mais respeitadas do País, o Salão de Artes Plásticas de Praia Grande recebeu, este ano, 730 obras de 245 artistas de todo Brasil. De acordo com a chefe da Seção de Galeria de Artes e presidente da comissão organizadora do Salão da Sectur, Lourdes Marszolek, mais do que a premiação em dinheiro, o Salão de Artes Plásticas de Praia Grande oferece reconhecimento: “Por sua qualidade e renome, o Salão de Artes Plásticas tem colocado Praia Grande no importante cenário de produção de arte contemporânea brasileira. É um trampolim importante para que o artista possa ganhar seu espaço, e já se tornou tradicional não somente na Cidade, mas entre profissionais de cultura de todo Brasil”.

Iniciado em 1989, o Salão de Artes Plásticas de Praia Grande ganhou credibilidade por premiar obras representativas no cenário artístico de cada época. Durante as últimas edições, o salão premiou talentos como Denise Agassi, Edilson Viriato, Andre Komatsu, Frederico Dalton, Nino Cais, Paulo Camillo Pena, Ding Musa, Vitor Misael, Bettina Vaz Guimarães e Márcio Pannunzio, alguns sem grande notoriedade até então.

Nas vinte e duas edições do evento, diversos nomes importantes da arte contemporânea brasileira integraram o corpo de jurados. Dentre eles: Celso Fioravante, Fernando Oliva, Denise Grinspum, Ricardo Antonio Trevisan, Lizete Lagnado, Tadeu Chiarelli, Leda Catunda, Renata Mota, Sergio Romagnolo, Cauê Alves, Paula Braga e João Spinelli. Ao longo dos anos, mais de 130 obras premiadas foram acrescidas ao acervo municipal, que, em breve, farão parte do Museu de Arte Contemporânea de Praia Grande como reconhecimento aos artistas e júris participantes dos salões.

Conheça os nomes dos artistas selecionados:

Alexandre Monteiro
Aline Moreno
André Massena
Arthur Arnold
Carlos Medina
Carolina Veiga
Clarissa Mendes
Daniel Antonio
Felipe Seixas
Flavia Kitasato
Luciana Kater
Marinalva Rosa
Matheus Mats
Mauricio Mallet
Miriam Bratfisch Santiago
Rafael Salim
Renato Castanhari
Roberta Tassinari
Santidio Pereira
Sergio Pinzón
Sueli Espicalquis
Thiago Hattnher
Yuli Yamagata