Atendidos pelo Centro Sócio Terapêutico participam de atividades externas direcionadas

Cerca de 70 pessoas com deficiência intelectual severa ou múltipla praticam atividades como boliche

Por Paola Vieira | 21/11/2016

Promover o hábito de vida saudável e o contato social de cerca de 70 pessoas com deficiência intelectual severa ou múltipla é um dos objetivos conquistados com a programação de atividades externas promovida pelo Centro Sócio Terapêutico Antônio Tavares Santana durante o mês de novembro. Até o próximo dia 30 eles visitam diversos pontos do Município praticando atividades como dança, boliche e estudo do meio ambiente.

O Centro Sócio Terapêutico Antônio Tavares Santana, localizado no Bairro Vila Sônia, é mantido com recursos próprios da Prefeitura e desenvolve ações que buscam inserir os atendidos na sociedade, respeitando suas limitações e investindo em seus potenciais. No equipamento são atendidas cerca de 70 pessoas com diversos tipos de deficiência, como autismo, paralisia cerebral e deficiências múltiplas. Cerca de 40 profissionais (fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudiólogo, assistente social, atendentes de educação, entre outros) estão dedicados ao trabalho.

De acordo com a diretora de serviços do Centro Sócio Terapêutico, Carolina Chiari Galle Machado, a iniciativa beneficia toda a sociedade. “Com esta agenda de atividades externas eles têm um maior contato social. Mas não são só eles que ganham com isto. A sociedade se prepara para aceitar com mais naturalidade o diferente. Nestes eventos vemos que eles interagem com as pessoas no entorno, além de estimular os sentidos deles como olfato e tato”.

No Centro Sócio Terapêutico Antônio Tavares Santana a rotina dos atendidos inclui diversas oficinas com técnicas alternativas para o desenvolvimento como culinária, dia da beleza, artesanato e psicomotricidade.

Confira a programação:

22/11 – terça-feira
9h30 – Aula de expressão corporal, (realizada no P.D.A., nesta data excepcionalmente na Escola Municipal de Educação Especial Anahy Navarro Trovão)
15h30 –Estudo do meio ambiente e prática de ritmos dançantes (Escola de Educação Ambiental e PIC Vila Sônia, respectivamente)

24/11 – quinta-feira
9h30 - Atividades físicas e de lazer (Portinho)
15h30 –Atividades físicas e de lazer (Portinho)

29/11 – terça-feira
9h30 - Aula de bocha e estudo do meio ambiente (Clube de Praia São Paulo e Escola de Educação Ambiental, respectivamente)
15h30 – Boliche (Litoral Plaza Shopping)

30/11 - quarta-feira
9h30 – Atividades de lazer e mostra de artes (Portinho e Escola Municipal de Educação Especial Anahy Navarro Trovão, respectivamente)
15h30 – Mostra de artes (Escola Municipal de Educação Especial Anahy Navarro Trovão)