PG fatura nove medalhas na 44ª Regata da Marinha do Brasil

Time da Cidade conquista 3 ouros, 4 pratas e 2 bronzes

Por Fabricio Tinêo | 7/12/2016

A equipe do núcleo de Praia Grande do Programa Navega São Paulo (Secretarias de Esporte e Lazer – SEEL – e Educação – Seduc; e Marinha do Brasil) conquistou nove medalhas (três ouros, quatro pratas e dois bronzes) na 44ª Regata de Vela da Marinha do Brasil, organizada pela Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR), Capitania dos Portos de São Paulo, Clube Internacional de Regatas e com chancela da Federação de Vela do Estado de São Paulo (Fevesp). A disputa, realizada no último sábado (3), ocorreu na Baía de Santos.

A prova homenageou o patrono da Marinha brasileira, almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré. O time praia-grandense competiu com barcos monotipos (construídos conforme desenho único, sendo que todas as medidas e pesos: casco, leme, bolina ou quilha falsa, mastro, velame são rigorosamente iguais).

Na classe Dingue, medalhas de ouro, prata e bronze para as duplas Thiago Santana e Mariana Groba, Isaias Menezes e Thamires Santos, Alex Mena e Larissa Santos. Na Open (aberta), a turma de Praia Grande também dominou as três primeiras posições com Guilherme Menezes e Yasmin Santos; Sidney Moura, Giovana Silva e Giovana Santos, Lucas Neves e Felipe Gabriel.

Na Open Bic (barcos individuais para atletas com até 25 anos), Elion Santana garantiu a primeira colocação e João Martins, a segunda. Na Holder 12, o velejador Esdras Santana assegurou o vice-campeonato. Já Claudeci Santos terminou em quarto lugar. Vale frisar que o grupo da Cidade compete sob comando técnico do professor Silvio Bello.

Retrospecto – Em 2015, o grupo praia-grandense conquistou seis medalhas (dois ouros, duas pratas e dois bronzes) na 43ª Regata da Marinha do Brasil. Faturou ainda um quarto lugar na classe oceânica (RGS B/ranger 22 – veleiro de regata e passeio), com o veleiro Cooperação. Em 2014, Praia Grande terminou a competição na segunda posição com seis medalhas (quatro ouros e dois bronzes). Em 2013, o time local foi campeão geral com sete pódios (cinco ouros, uma prata e um bronze).
Em 2012, a equipe municipal faturou o título geral, vencendo todas as categorias em disputa e conquistando 12 medalhas (quatro ouros, quatro pratas e quatro bronzes). Em 2011, Praia Grande foi campeã geral com 10 medalhas (oito ouros e duas pratas). Em 2010, faturou o título geral com 10 medalhas (quatro ouros, duas pratas e quatro bronzes). Em 2009, mais um título geral para o grupo local e nove medalhas (seis ouros e três pratas). Em 2008, novo primeiro lugar no geral e mais 11 medalhas (nove ouros e duas pratas).